Luanda – O diagnóstico da tuberculose no Hospital Sanatório vai passar a ser realizado em duas horas contra os dez ou doze dias anteriores, em função de um novo aparelho de última geração adquirido que vai ajudar a detectar a doença de forma precoce, anunciou hoje, nessa cidade, o director clínico, João Chimwana.
Segundo o responsável, que falava à imprensa por ocasião da entrega, pela AJAPRZ, de um donativo à referida unidade hospitalar, o aparelho denomina-se “BACTEC”, um instrumento de microbiologia que considera ser uma “grande valia” para a instituição.
Para si, além de ajudar a realizar a detectar o diagnóstico da tuberculose, o aparelho também permitirá determinar casos de multidroga a resistência, num intervalo de duas horas, tendo em conta que actualmente o diagnóstico é realizado, no mínimo, em dez dias.
Este aparelho também pode determinar a resistência que um micróbio pode ter em determinado tipo de medicamento a um paciente.
O referido hospital já tem dois técnicos com domínio deste instrumento que estão encarregues de formar outros técnicos para o seu bom manuseio.
O aparelho começa já a funcionar nos próximos dias. Vai ajudar e facilitar não só os doentes mais também os corpo clínico do hospital, pois mais rapidamente começa-se o tratamento.
O referido aparelho é uma aquisição do Governo Central.
Fonte: Angop