O Presidente da UNITA, Isaías Samakuva destacou, neste domingo, 28, como prioridade para o novo ano legislativo a produção do Pacote Legislativo Autárquico, para cujo exercício espera que os Parlamentares do seu Partido reunidos nas VII Jornadas Parlamentares estejam devidamente equipados e preparados para fazer face aos desafios que têm pela frente, avança o o site do partido.
Falando à imprensa, à margem do seminário interno para os dirigentes e Deputados do Grupo Parlamentar da UNITA, o líder da UNITA sublinhou, mais uma vez, a importância das Autarquias Locais, tendo defendido a necessidade de serem aprovadas na Assembleia Nacional leis que reflictam o interesse da maioria dos angolanos.
“O País está numa situação muito critica devido a centralização do sistema político. Há todo interesse de procurar leis que venham servir melhor o cidadão, mas também leis que tenham a aprovação da maioria dos angolanos”, afirmou.
O líder da UNITA desvalorizou a propalada transferência de competências e poderes do Governo Central para as administrações municipais, considerando isso uma acção de marketing que visa potenciar os argumentos do governo sobre a desconcentração como sendo a primeira fase de descentralização.
“A Transferência de poderes não se faz como o governo quer fazer. O governo vai, certamente indicar administradores para os municípios e aqueles que vão ser indicados serão administradores e ao mesmo tempo primeiros secretário do MPLA. Nós queremos que tão cedo quão possível, os dirigentes que vão estar à frente dos municípios, portanto, das Autarquias, resultem do voto popular”, defendeu Isaías Samakuva.
Segundo o líder da UNITA, “onde há desejo real de descentralizar, não há necessidade de desconcentrar primeiro”.
De salientar que o segundo dia das VII Jornadas Parlamentares que começaram sábado com visitas de constatação aos municípios, foi preenchido com a realização do seminário interno sobre “Liderança em tempo de mudança”, que contou com a participação dos membros da Direcção da UNITA, dos Deputados e dos quadros convidados.