Terça-feira, Maio 21, 2024
19.5 C
Lisboa
More

    SADC assinala hoje 21 anos da sua Fundação

    (Angop)
    (Angop)

    Luanda –  A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) assinala hoje, 17 de Agosto, 21 anos da sua fundação (1992), numa cimeira realizada em Windhoek, (Namíbia).

    A organização foi criada a 01 de Abril de 1980, na Zâmbia, com a denominação de Conferência para a Coordenação do Desenvolvimento da África Austral (SADCC), com o objectivo de implementar projectos visando reduzir a dependência económica dos países da região em relação a então África do Sul, do apartheid.

    Assinaram a acta constitutiva Angola, Botswana, Lesotho, Malawi, Moçambique, Swazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe, aos quais juntaram-se, mais tarde, as Ilhas Maurícias, Seychelles, Namíbia, África do Sul, República Democrática do Congo e o Madagáscar.

    Os objectivos do bloco são, no essencial, propiciar o crescimento das economias dos países membros e, consequentemente, o desenvolvimento e a melhoria na qualidade de vida de seus povos.

    Conformam igualmente a promoção da paz e da estabilidade da região; o desenvolvimento sustentável e o combate ao HIV/Sida; e a reafirmação dos legados sócio-culturais africanos.

    A excepção da África do Sul, num patamar bem mais elevado de desenvolvimento económico, os estados membros têm adoptado medidas para alcance de um mercado regional e a criação de uma zona de comércio livre, como instrumentos para uma integração mais abrangente.

    Assim, a aposta no desenvolvimento de infra-estruturas constitui desafio premente, virada essencialmente a industrialização e a criação de uma rede de transportes adequada.

    Acções estão em curso igualmente visando a produção de alimentos, na perspectiva da diminuição de importações, fora da região, garantir a segurança alimentar, erradicar à fome e à pobreza.

    Já do ponto de vista político, a perspectiva é assegurar que a estabilidade e respeito das instituições dos estados membros possam ser um facto.

    Com sede em Gaberone, Botswana, o seu actual secretário-geral é o moçambicano Tomás Salomão, que hoje termina o mandato. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Presidente da República recebe PCA da TotalEnergies, enquanto produção de petróleo em Angola cai para 1,083 milhões bd

    O Presidente da República, João Lourenço, recebeu, esta segunda-feira, em Luanda, o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema