O actual primeiro-ministro e antigo presidente, Vladimir Putin, prometeu ontem reformas económicas na Rússia e reconheceu que a sua proposta de governo enfrenta vários problemas internos.
Vladimir Putin defendeu ser a principal esperança da Rússia para conseguir uma estabilidade económica depois das manifestações contra o seu governo.
No entanto, reconheceu que o país enfrenta uma corrupção sistémica. O primeiro-ministro russo fez estas promessas num artigo publicado ontem no jornal económico “Vedomosti”. Trata-se da última de uma série de observações para mostrar a sua visão sobre o futuro do país e visa influenciar o eleitorado antes do escrutínio presidencial de 4 de Março, no qual aspira conseguir um terceiro mandato.
“Ter uma economia que não nos garanta estabilidade, soberania nem bem-estar é inadmissível para a Rússia. Precisamos de uma nova economia com uma indústria e uma infra-estrutura competitivas, com um sector de serviços desenvolvido e uma agricultura eficaz”, disse.
No artigo, Vladimir Putin parece reconhecer o fracasso do programa de modernização do actual presidente Dimitri Medvedv. Milhares de automobilistas manifestaram-se no domingo para pedir eleições livres e justas.
O governo de Putin é alvo de muitas contestações. Na semana passada o antigo Presidente russo, Mikail Gorbachov voltou a criticar o primeiro-ministro russo, na linha da contestação aos resultados das últimas eleições.
Fonte: JA