Quarta-feira, Setembro 27, 2023
27.9 C
Lisboa
More

    Rússia e China vetam projeto de resolução contra a Síria na ONU

    Os 15 países do Conselho de Segurança da ONU tentaram votar neste sábado um projeto de resolução que condena a repressão na Síria, mas enfrentaram a oposição da Rússia e da China. Mais de 200 civis morreram em Homs entre sexta e sábado, vítimas de bombardeios do regime, de acordo com o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

    A resolução, que condena a violência no país, foi levada a votação neste sábado no Conselho de Segurança da ONU, em Nova York, mas teve a oposição da Rússia e da China, os dois únicos países que se opuseram ao texto, apoiado por outras 13 nações que integram o Conselho. Como membros permanentes, russos e chineses têm poder de veto.

    O texto, discutido nesta quinta-feira, apoia parcialmente as decisões da Liga Árabe, que prevê uma transição democrática na Síria, e denuncia as violações dos direitos humanos no país. O chanceler russo, Serguei Lavrov, já havia declarado ser contra o documento, apesar das negociações com a secretária de estado americana. Em outubro, a Rússia e a China, membros permanentes do Conselho, já haviam utilizado seu poder de veto para bloquear um outro projeto de resolução. Nesta terça-feira, o chanceler russo deve se reunir com o presidente sírio Bachar al-Assad.

    Na noite desta sexta-feira, mais de 230 civis morreram em Homs durante bombardeios das forças armadas. Segundo integrantes do Conselho Nacional Sírio, este foi um dos piores massacres desde o início da revolta na Síria, que teve início em 15 de março do ano passado. O regime desmente que seja o responsável pelo ataque, e o atribui a gangues de mercenários infiltrados entre os opositores. Neste sábado, outras 12 pessoas morreram.

    O presidente americano Barack Obama condenou o ataque, voltou a pedir que o Bachar al-Assad deixe o poder e disse que o governo sírio “assassinou centenas de cidadãos, entre mulheres e crianças.” Obama também pediu que esta fosse a ocasião para lutar contra a brutalidade do regime de Bachar al-Assad e mostrar que o Conselho de Segurança da ONU “é um verdadeiro defensor dos direitos universais inscritos na Declaração das Nações Unidas.”

    Em um comunicado divulgado neste sábado, o chanceler francês, Alain Juppé, disse que as “autoridades sírias tinham feito um novo passo no nível de selvageria”. De acordo com ele, o massacre de Homs é um “crime contra a humanidade e seus autores deverão responder por ele.” O ministro francês fez um apelo para que o Conselho de Segurança, “saia de seu silêncio para denunciar os autores deste crime”, pedindo que a comunidade internacional “apoie e reconheça o direito do povo sírio à liberdade, à segurança, e à escolha de seu futuro político.” Para ele, “aqueles que bloquearem a resolução serão responsáveis perante a História”, em alusão à Rússia.

    O Brasil, cujo mandato no Conselho de Segurança terminou em dezembro, não participou da votação. O país se absteve durante no texto analisado em outubro, mas votou a favor da resolução condenando a violência, apresentado na Assembleia Geral, em novembro.Neste sábado, o chanceler turco, Ahmet Davutoglu, disse que, caso o texto não seja aprovado, a Síria “pode entender que a violência no país ainda pode continuar.” De acordo o ministro, o Conselho de Segurança da ONU deve adotar uma posição clara a respeito do massacre de civis. A repressão no país já teria deixado mais de 6 mil mortos, segundo as organizações de Direitos Humanos presentes no país.

    Fonte: RFI

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Angola recupera 36 peças de arte em leilão realizado em Portugal

    As peças, que faziam parte da colecção privada de artes do português Elísio Romariz dos Santos Silva, foram leiloadas...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema