Domingo, Maio 26, 2024
21.7 C
Lisboa
More

    Russia: Cooperação e integração são garantia de estabilidade

    O potencial da Rússia e dos EUA se conjuga perfeitamente na arena mundial, o que já ficou provado por muitos projetos conjuntos. Moscovo e Washington têm mais a ganhar com a cooperação do que em se confrontar e o principal é que da cooperação dos dois países depende a estabilidade em todo o mundo.

    O ministro das relações exteriores russo Serguei Lavrov partilhou a sua opinião com a estação de rádio Voz da Rússia no programa Conversa com Konstantin Kosachev.

    A conversa no estúdio da Voz da Rússia foi dedicada à conferência dos embaixadores e representantes permanentes da FR que está a decorrer nestes dias em Moscovo com a participação do presidente Vladimir Putin. Mas no início o moderador, o dirigente da Rossotrudnichestvo Konstantin Kosachev e o ministro Serguei Lavrov não puderam deixar de recordar as vítimas das duas tragédias. O dia 9 de julho é Dia de Luto pelos mortos provocados pelas cheias na região de Kuban, no sul da Rússia, e no acidente de um ónibus turístico na Ucrânia. Serguei Lavrov sublinhou que em casos semelhantes ao acidente do ónibus com peregrinos o seu ministério trabalha em estreita cooperação com o Ministério das Situações de Emergência.

    “Procurar os corpos, evacuar os feridos, tudo isso é feito, sem dúvida, com os recursos e meios do MSE. A função do MRE é viajar imediatamente para o local dos acontecimentos, logo que a informação sobre esse tipo de incidentes chegue às embaixadas ou consulados.”

    O Presidente da Rússia falou da necessidade de reforçar o apoio aos russos no estrangeiro no seu discurso de abertura da Conferência de Embaixadores e Representantes Permanentes. Estas conferências são bianuais e a atual é já a sexta. Vladimir Putin incumbiu os presentes da tarefa de reforçar a presença económica, cultural e científica da Rússia na arena mundial, disse Serguei Lavrov.

    “Vladimir Putin sublinhou que na esfera da diplomacia económica temos de atuar de uma forma tão enérgica como os nossos parceiros ocidentais. Ele sublinhou os avanços positivos nessa questão, mas nós, é claro, sentimos a necessidade de atuar de uma forma mais ativa.”

    Segundo as palavras de Serguei Lavrov, o Presidente dedicou uma atenção especial às perspetivas de integração económica. A União Euro-Asiática tem perspetivas reais de crescimento, declarou o ministro russo.

    Ao falar da política externa, os interlocutores sublinharam que, de acordo com a tarefa dada pelo presidente, se está a elaborar uma nova doutrina. Os seus princípios básicos continuam os mesmos: a disponibilidade da Rússia em desenvolver relações com quem estiver disposto a isso numa base de igualdade de direitos e mutuamente vantajosa e a abertura a qualquer parceiro. Em Moscovo se parte do princípio que os mesmos princípios irão orientar também os seus parceiros, destacou Serguei Lavrov.

    A intenção da Rússia em aprofundar a cooperação não visa só o Ocidente. Moscovo está convicta da necessidade da criação de um mercado único do Atlântico ao Pacífico. Um projeto desses poderia unir a Europa e a Ásia. Tanto Serguei Lavrov como Konstantin Kosachev consideram que não se trata de sonhos irrealistas, mas sim de uma realidade próxima.

    Fonte: VR

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Anora de Sean Baker vence Palma de Ouro em Cannes. Miguel Gomes recebe Melhor Realização com Grand Tour

    O realizador norte-americano recebeu o prémio de Melhor Filme no Festival de Cinema de Cannes pelo qual "trabalhou toda...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema