Sábado, Maio 18, 2024
16.3 C
Lisboa
More

    Responsabilidade social das empresas em Angola

    O papel das empresas no desenvolvimento do país e sua responsabilidade social foi ontem analisado, em Luanda, durante um seminário promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em parceria com a Embaixada e Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID).
    Na abertura do seminário, o embaixador de Espanha em Angola, José Maria Bolibar, disse que as empresas são indispensáveis ao   desenvolvimento de um país, razão pela qual se devem preocupar tanto com o êxito e o crescimento do      negócio, quanto com a comunidade em que estão inseridas e é afectada pela sua actividade.
    Para José Maria Bolibar, a responsabilidade social é o modo      como as empresas devem integrar as preocupações económicas, sociais, ambientais e outras da comunidade em que actuam, dentro do seu pacote de operações.
    “É um conceito que tem grande importância para o êxito e crescimento de uma empresa a médio e longo prazo e quando ela pretende desenvolver a sua actividade de forma transparente e obter a cumplicidade das povoações”, considerou o diplomata espanhol. Por seu turno, o representante adjunto do PNUD em Angola, Olaf Juergensen, afirmou que as empresas, pelo seu conhecimento e capacidade produtiva, são fundamentais para a construção do desenvolvimento económico, que implica uma economia inclusiva, justa, solidária e sustentável.
    A sustentabilidade, prosseguiu, refere-se ao sucesso da empresa no presente e futuro, algo que, por sua vez, está ligado ao seu compromisso com as questões económicas, sociais e ambientais.
    Juergensen considerou ser necessário o envolvimento de todos os actores da cadeia de valores, nomeadamente os accionistas, funcionários, fornecedores, clientes e as comunidades em redor, para que a sustentabilidade seja alcançada.
    O seminário decorre sob o tema “O papel das empresas no desenvolvimento de Angola e a responsabilidade social corporativa” e    insere-se no Programa de Desenvolvimento Empresarial Sustentável para a redução da pobreza em Angola.
    Trata-se de uma iniciativa do PNUD, financiada pelo AECID, com o objectivo de criar um sistema económico e comercial mais sustentável, inclusivo e abrangente aos sectores mais vulneráveis da sociedade.

     

     

     

    Fonte: Jornal de Angola

    Publicidade

    spot_img

    2 COMENTÁRIOS

    1. Procura-se as Normas aprovadas pelo Governo Angolano sobre a Responsabilidade Social nas Empresas incluindo o meio ambiente.

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema