Segunda-feira, Março 4, 2024
14.2 C
Lisboa
More

    Resgate do BES começou a ser preparado cinco dias antes da intervenção

    (Foto: Mário Cruz/ LUSA)
    (Foto: Mário Cruz/ LUSA)

    Alarmes soaram na sede do Banco de Portugal dias antes da apresentação dos resultados do primeiro semestre.
    A solução para o Banco Espírito Santo começou a ser desenhada cinco dias antes da intervenção. A notícia é avançada pelo jornal “Público”.

    Os alarmes soaram na sede do Banco de Portugal dias antes da apresentação dos resultados do primeiro semestre, no dia 31 de Julho, e que vieram a revelar prejuízos de 3. 600 milhões de euros.

    De acordo com o jornal, o regulador começou a planear o resgate ao BES no princípio da semana passada quando se tornou evidente que a trajectória descendente da cotação do banco era já imparável.

    Naquela altura havia entre os responsáveis do Banco de Portugal, e em certos círculos do Governo, a forte convicção de que o banco poderia “cair” na quinta, 31 de Julho, ou na sexta-feira, 1 de Agosto. Até porque, na noite de quarta-feira, 30, o BES, que tinha sido alvo de várias inspecções por parte do regulador, iria pôr à mostra todas as suas fraquezas e revelar o maior prejuízo da história empresarial portuguesa, 3.600 milhões, e imparidades de 4.300 milhões perdas potenciais.

    O Banco de Portugal anunciou no passado domingo a injecção de 4,9 mil milhões de euros no BES para o capitalizar, através do Fundo de Resolução bancário, e o fim desta instituição, com a separação do banco fundado pela família Espírito Santo entre um banco mau , em que ficam os activos tóxicos, e o Novo Banco, que reúne os activos não tóxicos, como os depósitos e que receberá a injecção de 4,9 mil milhões de euros.

    O Novo Banco – liderado por Vítor Bento, que sucedeu ao líder histórico Ricardo Salgado na presidência do BES – ficou com as agências e trabalhadores do BES. (rr.sapo.pt)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TAAG promove Angola e destinos africanos na bolsa do turismo de Lisboa

    A TAAG-Linhas Aéreas de Angola participou de 28 de Fevereiro a três de corrente mês, na 4ª edição da...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema