Domingo, Junho 23, 2024
24.9 C
Lisboa
More

    Reservas Internacionais estimadas em USD 14.5 mil milhões

    As Reservas Internacionais Líquidas (RIL) do país rondaram, em 2022, os 14.5 mil milhões de dólares norte americanos, um pouco acima se comparado ao período anterior de 2021, informou hoje o vice-governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Manuel Dias.

    Essa estabilidade das RIL, permitiu uma reserva acima dos 6%, representando ligeiramente, em torno de uma cobertura acima dos seis meses de importação de bens e serviços.

    O gestor, que falava à margem do encontro de negócios com empresários angolanos, organizado pela AIPEX, ressaltou que as reservas “têm-se mantido muito estáveis”, sendo a base desse equilíbrio a modificação no método de verificação das reservas que, presentemente, eliminam todos os passivos.

    Quanto ao mercado cambial, o vice-governador lembrou que foi introduzido um regime de taxa de câmbio flexível, permitindo ajustar o valor da moeda nacional às condições de mercado, funcionando, agora, normalmente, sem quaisquer restrições administrativas.

    Indicou que o diferencial entre a taxa de câmbio do mercado oficial e a prevalecente no mercado informal de divisas reduziu, significativamente, 10 por cento.

    “Trata-se de um elemento preponderante para melhoria do ambiente de negócio no país, sobretudo, para os investidores estrangeiros que pretendem expatriar os seus dividendos, em tempo oportuno e de modo seguro”, referiu.

    Quanto à Conta Corrente da Balança de Pagamentos de Angola, que era deficitária no período de 2014 a 2017, e passou a ter saldos positivos desde o ano de 2018, incluindo no ano de 2020, muito afectado pelo impacto da Covid-19, foi de 18% contra os 12 por cento de 2021.

    No cômputo geral, durante o período em referência, precisou, o país viveu uma apreciação da taxa de câmbio por conta da redução de oferta e houve uma apreciação da moeda nacional na ordem dos 10 por cento.

    Disse que se perspectiva terminar o ano de 2023 com um saldo positivo da Conta Corrente, em torno de 3.2 por cento do PIB.

    Publicidade

    spot_img
    FonteANGOP

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Extrema direita avança como favorita nas eleições legislativas da França

    A apenas uma semana do primeiro turno das eleições legislativas na França, a extrema direita lidera as pesquisas e...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema