25 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 1, 2024

Reservas fundiárias na Lunda-Norte estão livres de engenhos explosivos

PARTILHAR

 - portal de angolaNa Lunda-Norte foram removidas, no ano passado, pela comissão provincial de acção contra minas, 102 minas, anunciou, no Dundo, o oficial de ligação e informação. Lucas Mendes referiu que 84 daquelas minas eram anti pessoal e 18 anti tanque e que também tinham sido removidos 431engenhos, 1.482 munições diversas, 27.883 metais, três espoletas e um carregador de RPK.
Com remoção de todos estes engenhos, afirmou, ficou limpa uma área de 401.768 metros quadrados.

As acções de desminagem, quer a operacional, quer a pontual, foram da responsabilidade das brigadas de sapadores do Instituto Nacional de Desminagem (INAD), Polícia de Guarda Fronteira e da 3ª brigada especial da Casa Militar da Presidência da República, nas localidades de Canzar, Chicapa, no perímetro fronteiriço de Txissanda e Nachiri, no Txacala e na área eleita para a reserva fundiária, no município de Xá-Muteba.

No ano passado, realçou, não foi registada a ocorrência de acidentes com minas ou outros engenhos explosivos, contribuindo para isso as acções de sensibilização realizadas pelo INAD em Lúmua, na sede de Cambulo e em Canzar. Lucas Mendes lamentou que, em 2011, não tivesse havido assistência às vítimas de minas por falta de financiamento do Centro de Apoio e Desenvolvimento das Comunidades (CADC).

O CADC é, em colaboração com as direcções provinciais dos assuntos sociais e antigos combatentes e veterano da pátria, o responsável pelo apoio às vítimas de minas. A insuficiência de operadores de desminagem na província, a falta de operadores em educação sobre o risco de minas e assistência às vítimas, tal como de um centro de reabilitação física e de meio de transporte são as principais dificuldades vividas pela comissão provincial de acção contra minas.

A comissão tem, este ano, como metas, entre outras, a mobilização de mais sapadores, garantir a livre circulação de pessoas e bens, tendo em conta as eleições gerais, libertar as áreas para o exercício da actividade agrícola e acompanhamento das obras de reabilitação da Estrada Nacional, vias secundárias e terciárias.

As acções de desminagem no país têm contado com o concurso de vários operadores, entre os quais organizações não governamentais que ajudam a Comissão Interministerial criada para o efeito.

Fonte: JA

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

A África do Sul pretende reforçar os laços com África e a China à medida que as barreiras comerciais globais são erguidas

O Ministro do Comércio da África do Sul afirmou que o seu país procura laços comerciais e de investimento...

Tensão política em Moçambique atinge ponto crítico após eleições contestadas

Os moçambicanos preparam-se para mais turbulência política na sequência do apelo do líder da oposição, Mondlane, para uma semana...

23 Laureados do Prémio Nobel de Economia apoiam Kamala Harris para Presidente dos Estados Unidos

23 economistas vencedores do Prémio Nobel de Economia, desde o Professor Joseph Stiglitz da Universidade de Columbia a Daron...

A rejeição do Brasil em aderir à BRI é um revés político para a China

Após anos de hesitação, o Brasil não irá, alegadamente, aderir ao projecto de conectividade de um trilhão de dólares...