Domingo, Março 3, 2024
9.8 C
Lisboa
More

    Reserva Estratégica Alimentar com base na importação compromete diversificação

    Limitação da produção nacional e da diversificação económica, a constituição de monopólios, conflito de interesses e falta de transparência são alguns dos riscos referenciados. Mas também há críticas à forma como processo foi conduzido e à entrega da entidade gestora a um consórcio que junta a Gemcorp e o grupo Carrinho.

    O formato e forma como foi criada e será gerida a Reserva Estratégica Alimentar (REA) levanta alguns alguns riscos, de acordo com os especialistas ouvidos pelo Expansão. Entre estes destacam-se a limitação da produção nacional e da diversificação económica uma vez que são as importações que estão a abastecer a reserva, a possibilidade de constituição de monopólios, conflito de interesses e pouca transparência na gestão das necessidades alimentares do País.

    Sobre a constituição da REA, Carlos Cambuta, da Acção Para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA), refere “que esta não foi alvo de um debate público nacional, de forma que todos os principais agentes do mercado pudessem dar a sua opinião sobra a forma como devia ser constituída e gerida. Não houve divulgação, também foi tudo muito rápido em termos de concurso, os operadores não tiveram tempo de se prepararem para se candidatarem”. E defende mesmo que “não havia necessidade de identificar um agente privado para esta tarefa. Bastaria ser o ministério com as cadeias comerciais a coordenarem-se. Naturalmente que a entrada de um ente privado suscita várias nuances de análise…”.

    A este propósito, cabe recordar que Eduardo Barroso, coordenador do Entreposto Aduaneiro de Angola, entidade que é responsável pela REA, disse no programa televisivo Directo Ao Ponto, da TV Zimbo, que se procurou um ente privado porque “o Entreposto não tinha capacidade técnica nem operacional para esta tarefa. Tem apenas armazéns, meios e pessoas que podem ser reintegrados na entidade gestora”.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Líder da Junta Militar do Chade anuncia candidatura depois do assassinato do líder da oposição

    O líder da Junta Militar do Chade, Mahamat Idriss Deby Itno, anunciou neste sábado, 2, a sua candidatura às...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema