Sábado, Maio 25, 2024
13 C
Lisboa
More

    República Centro-Africana: EUA profundamente preocupados com derramamento de sangue

    Mulheres observam cadáveres de vítimas (Foto. DR)
    Mulheres observam cadáveres de vítimas (Foto. DR)

    A embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Samantha Power, telefonou ontem para o presidente interino da República Centro-Africana, Michel Djotodia, para manifestar sua “profunda preocupação” com o aumento da violência que assola o país.

    Power pediu que Djotodia “garanta a prisão daqueles que cometeram as recentes atrocidades” e o exortou a denunciar a violência e a pedir o estabelecimento imediato da lei e da ordem, indicou seu gabinete.

    A diplomata também solicitou que o presidente interino “utilize sua influência para reduzir as tensões religiosas e proteger os civis”, e também ofereça “apoio completo” às tropas francesas e da União Africana mobilizadas no país.

    Centenas de pessoas morreram em uma recente onda de violência na República Centro-Africana, que mergulhou no caos depois que uma coligação de combatentes muçulmanos liderada por Djotodia e conhecida como Seleka derrubou o líder do país, François Bozize, em Março.

    Djotodia se tornou presidente interino após a derrubada de Bozize, o que fez dele o primeiro líder muçulmano de um país maioritariamente cristão.

    Embora Djotodia tenha dissolvido a Seleka, alguns militares continuaram os distúrbios e os senhores da guerra impuseram rapidamente um reinado de terror em algumas regiões.

    Os cristãos locais responderam formando milícias e o governo não foi capaz de impor sua autoridade. As informações indicam uma série de horrores, com forças de segurança e grupos militares arrasando povoados, cometendo execuções públicas e praticando estupros generalizados. (afp.com)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Como é que Itália vê a abertura de Ursula von der Leyen para cooperar com Meloni?

    Meios de comunicação social italianos descrevem a declaração da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, como ousada,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema