Segunda-feira, Abril 15, 2024
18.5 C
Lisboa
More

    Rei do Bailundo “homem de paz”

    O contributo prestado pelo Rei Ekuikui IV, falecido no sábado, na promoção da paz e da justiça social em Angola foi realçado, ontem, numa mensagem da Associação dos Antigos Combatentes no Huambo e da Liga do Ex-Presos Políticos.

    “Morreu um antigo combatente justo, honrado e patriota, que lutou em todos os momentos da vida em prol da paz e da justiça social. Honra e glória para este nobre filho de Angola”, sublinha a nota.
    A mensagem refere que foi com profunda dor e consternação que a direcção da Associação dos Antigos Combatentes e a Liga Angolana dos Ex-presos Políticos tomaram conhecimento do infausto acontecimento.

    O governador do Huambo também manifestou, ontem, consternação pela morte do Rei do Bailundo.Faustino Muteka refere, numa mensagem, que Ekuikui IV “foi um exímio patriota e um nacionalista que sempre colocou o seu saber em prol da consolidação de uma Angola melhor”.

    Faustino Muteka sublinha o percurso político de “elevada notoriedade e de méritos invejáveis do rei Ekuikui IV, que o catapultaram no plano nacional como uma figura de grandes consensos na luta pela conquista da Independência e na consolidação de um Estado soberano e democrático”.

    A nota de condolências lembra a participação do rei Ekukui IV nas conversações para a assinatura da paz em Angola, em Lusaka, em 1994.“Servidor das boas causas, amante da liberdade do povo e fonte inesgotável de conhecimentos, a sua memória será eternamente lembrada como referência obrigatória na conquista de inúmeras vitórias no campo político, diplomático, económico e social de Angola”, diz nota. O Rei Ekuikui IV, deputado da Assembleia Nacional pelo Círculo Nacional, faleceu, aos 94 anos, no dia 14, vítima de doença. As exéquias realizam-se esta semana no Bailundo.

    Fonte: JA

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Analistas avaliam preço do petróleo após ataque do Irão a Israel

    Os futuros do petróleo quase não foram afetados pelo ataque sem precedentes do Irão a Israel, com os traders...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema