A Direcção Provincial da Cultura no Moxico registou, no primeiro trimestre deste ano, 91 sítios e monumentos históricos e vai propor a sua elevação a património local e nacional, disse, à Angop, o chefe do departamento histórico-cultural.
Miguel André afirmou que entre o património registado há 27 monumentos de arquitectura religiosa funerária, 24 civil, 13 sítios naturais, sete históricos, oito de ruínas, seis arqueológicos/científicos, cinco esculturais e uma zona histórica.
Os documentos com o historial, fotos e outros materiais comprovativos, em posse da Direcção Provincial da Cultura, referiu, vão ser enviados ao Instituto Nacional de Património para análise e requalificação. Os locais, declarou, são de transcendente importância cultural e guardam a memória dos habitantes da região e a sua tradição, pelo que merecem ser mantidos e a população esclarecida sobre o seu valor, de forma a serem conservados. Entre eles, salientou, está estação dos Caminhos-de-Ferro de Benguela (CFB), considerada monumento de arquitectura civil, que começou a ser construída em 28 de Novembro de 1902.
Fonte: JA