Três anos depois, a Volvo Ocean Race está de volta à água: sete equipas vão passar por 12 países, em onze etapas, com a primeira a terminar em Portugal no final do mês
Está na água a 12.a edição da mais antiga regata à volta do mundo. Realizada por equipas, com escalas e a cada três anos, a Volvo Ocean Race começou este domingo em Alicante, Espanha, e tem como primeiro destino a capital portuguesa.
Nesta edição, participam três portugueses. António Fontes integra a tripulação da Sun Hung Kai, de Hong Kong, a bordo do veleiro “Scallywag”.
Francisco Pinheiro e Bernardo Freitas fazem parte da equipa Clean Seas, em representação das Nações Unidas, a bordo do “Turn the Tide on Plastic” (“Mude a maré do plástico”).
A rota dos veleiros leva-os do Mediterrâneo pelo estreito de Gibraltar, mar adentro até à ilha de Porto Santo, ao largo da Madeira, antes de os marinheiros orientarem as velas rumo a Lisboa.
Nesta primeira de 11 etapas, serão quase 1500 milhas náuticas, o equivalente a mais de 2600 quilómetros, entre Alicante e a foz do rio Tejo.
O final da regata está previsto para daqui a oito meses, em Haia, na Holanda. (Euronews)