Segunda-feira, Junho 17, 2024
18.1 C
Lisboa
More

    Refugiados do Lóvua com portas abertas para regressar a RDC

    Angop

    Os refugiados assentados no centro do Lóvua, Lunda Norte, têm até sábado, 3 de Agosto, para confirmar os requisitos de regresso à província do Cassai Central, na República Democrática do Congo (RDC).

    O primeiro molde (repatriamento burocrático) prevê um kit de reintegração, com um valor de 200 dólares norte-americanos, sendo que o segundo (voluntário e espontâneo) não inclui o referido apoio por parte do Alto Comissariado das Nações Unidades para Refugiados (ACNUR).

    No primeiro, o processo é assegurado pelo ACNUR, que antes promove uma reunião tripartida que visa a definição das datas do inicio do processo de repatriamento. No segundo molde, os dois governos, Angola e RDC, criam apenas condições de transporte dos cidadãos que voluntariamente decidirem regressar.

    Diante deste cenário, os 20 mil refugiados que migraram em Angola, fruto da violência extrema e generalizada, causada por tensões políticas e étnicas na RDC, em 2017, têm até sábado para decidirem o seu destino.

    Até Junho do ano em curso, segundo o ACNUR, 85 porcento dos refugiados manifestaram o interesse de regressar de forma voluntária.

    Hoje, quarta-feira, ao se dirigir aos refugiados, o governador do Cassai Central (RDC), Martim Mulamba, reiterou que a região está pronta para recebe-los de volta há qualquer momento, desde que decidam o modelo de repatriamento.

    Por outro lado, o governo da Lunda Norte garante transporte para os refugiados que decidirem regressar ainda esta semana.

    Aliton Carneiro, oficial sénior de protecção do ACNUR em Angola, disse que a organização apoia o regresso espontâneo ou organizado, mas reafirma que só terá acesso ao kit de reintegração os que aguardarem até o mais tardar o mês de Outubro para o seu repatriamento.

    A província da Lunda Norte partilha 770 quilómetros de fronteira com a RDC, dos quais 550 terrestres e os restantes com limites fluviais.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Forças russas resgatam funcionários de um centro de detenção e matam os sequestradores

    As forças de segurança entraram um centro de detenção no sul da Rússia no domingo, matando os reclusos que...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema