Domingo, Maio 26, 2024
17.1 C
Lisboa
More

    Reformas no sector diamantífero impulsionam atração de novos investimentos

    As reformas legislativas e de infra-estruturas no sector diamantífero em Angola alavancam o crescimento da indústria e impulsionam a atracção de novos investimentos, afirmou na segunda-feira, em Dubai (Emirados Árabes Unidos), o ministro dos Recursos Minerais Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo.

    O governante, que falava na cerimónia de abertura do Fórum Diamantes Dubai, precisou que as reformas visam ainda melhorar significativamente a capacidade de produção de diamantes no país, permitindo o processamento e polimento, além da exportação de diamantes ásperos e atracção de mais investimentos com as empresas do Emirados Árabes Unidos.

    “Estamos a convidar grandes empresas com potencial de investimento para investir no setor de mineração e fazer Angola sua casa prioritária”, ressaltou.

    Na ocasião, o governante fez saber que, apesar da crise da Covid-19, a Bolsa Angolana de Diamantes será criada e inaugurada este ano na capital Luanda.

    Indicou que o principal objetivo da Bolsa de Diamantes de Angola é fornecer uma plataforma neutra que canalize um fluxo regular de diamantes, suportado por infraestruturas e sistemas de segurança de classe mundial.

    Neste sentido, apontou, a SODIAM será também responsável por assegurar o funcionamento e supervisão de todas as transacções da Bolsa de Diamantes Angolana.

    Noventa por cento dos diamantes ásperos produzidos em Angola são exportados para os Emirados Árabes Unidos (EAU), o que exige, segundo o ministro, uma maior cooperação entre os dois países.

    A referida percentagem de exportação, resultante dos últimos dois anos, acrescentou, demonstra “a necessidade de afirmação de uma contínua parceria e cooperação, tendo em conta os vários sectores como petróleo e gás, mineração, comércio e investimento, energia, defesa, transporte, agricultura, bancos, telecomunicações, finanças e impostos”.

    Publicidade

    spot_img
    FonteAngop

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Anora de Sean Baker vence Palma de Ouro em Cannes. Miguel Gomes recebe Melhor Realização com Grand Tour

    O realizador norte-americano recebeu o prémio de Melhor Filme no Festival de Cinema de Cannes pelo qual "trabalhou toda...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema