Terça-feira, Julho 23, 2024
29.9 C
Lisboa
More

    Refinaria produz mais de um milhão de toneladas de petróleo em 2011

    A Refinaria de Luanda processou, de Janeiro a Outubro de 2011, um total de um milhão, 650 mil e 933 toneladas métricas de petróleo bruto, informou hoje, em Luanda, o ministro dos Petróleos, Botelho de Vasconcelos.

    Ao falar na cerimónia de comprimentos de ano novo, o ministro disse que os produtos refinados deram origem a um milhão, 580 mil e 302 toneladas métricas de produtos refinados, com destaque para a gasolina e o gasóleo.

    Relativamente à exportação, apesar de algumas oscilações, ao longo do ano, disse, o mercado reagiu de forma favorável, já que a recuperação de algumas economias contribuiu para manter os preços de petróleo bruto em níveis satisfatórios, tanto para os produtores, tanto para os consumidores.

    “Quanto aos resultados atrás mencionados, se acrescentarmos os obtidos no quarto trimestre e verificarmos o nível médio de preços, poderemos, sem optimismo exagerado, felicitar-nos pelo ano de 2011, nomeadamente pela indiscutível contribuição do sector para os indicadores macroeconómico do país”, esclareceu.

    Disse que durante o período em referência, no tocante à exploração, se procedeu a licitação de onze blocos para exploração do pré-sal em águas profundas da Bacia do Kwanza e de Benguela.

    De acordo com Botelho de Vasconcelos, as aquisições sísmicas totalizaram dois mil e 401 quilómetros em 2D especulativas e exclusiva: três mil 875 Km2 e dois mil 147 Km2 em 4D.

    Informou ainda que foram perfurados cinco poços de pesquisa que deram lugar a quatro descobertas e sete poços de avaliação.

    “É digno de nota o início de produção a 24 de Agosto, do projecto PAZFLOR no bloco 17. E foram perfurados 41 poços de desenvolvimento”, disse o ministro.

    De acordo com o governante, segue o seu curso os projectos de desenvolvimento nos blocos 31 (PSVM-Plutão, Saturno, Vénus e Marte), no 15, Satélites do Kizomba e no bloco 17 o Clov (Cravo Lírio, orquídea e violeta).

    Disse que continua em curso o processo de implementação da refinaria do Soyo.

    Fonte: Angop

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    EUA: Onde Kamala Harris se posiciona em relação às alterações climáticas e porque é que isto a torna vulnerável aos ataques de Trump

    A retirada de Joe Biden da corrida presidencial de 2024 — cedendo a semanas de pressão após um debate...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema