Quinta-feira, Julho 18, 2024
26.7 C
Lisboa
More

    Recuperação da confiança internacional depende da luta contra a corrupção em Moçambique, sugerem especialistas

    O Governo de Maputo deve intensificar a luta contra a corrupção e reforçar os mecanismos de prestação de contas para poder recuperar a confiança dos parceiros internacionais, incluindo o Fundo Monetário Internacional (FMI), que suspenderam o apoio ao Orçamento do Estado, por causa das dívidas ocultas, dizem especialistas.

    O representante do FMI em Moçambique, Alexis Meyer-Cirkel, disse, recentemente, que a organização não sabe quando voltará a financiar o Orçamento do Estado, embora continue a dar ajudas.

    Contudo, a economista e pesquisadora do Centro de Integridade Pública (CIP), Leila Constantino, diz que as ajudas não compensam, tanto mais que algumas, como as direccionadas à prevenção e combate de Covid-19, vão terminar, embora não se saiba quando.

    Constantino diz que o apoio ao Orçamento do estado era algo já garantido, e os projectos eram desenhados tendo em conta o financiamento dos parceiros internacionais, pelo que é preocupante quando o FMI diz que não sabe quando é que retomará essa ajuda.

    “Torna-se ainda mais preocupante, porque os fundos se destinavam, principalmente, a questões de despesas de investimento; esses fundos fazem falta ao país, e é por isso que ainda se exige o desfecho do processo das dívidas ocultas”, realçou aquela economista.

    Entretanto, o sociólogo Francisco Matsinhe, considera que o impacto do corte de financiamento directo ao Orçamento de Estado, praticamente não se faz sentir nos sectores sociais, “porque os sectores de saúde e educação têm assistência a programas dos seus parceiros”.

    Para outros analistas, é fundamental que o Governo de Moçambique reforce a luta contra a corrupção e os mecanismos de prestação de contas para que os parceiros voltem a financiar o Orçamento de Estado, que suspenderam na sequência da descoberta das dívidas ocultas.

    Publicidade

    spot_img
    FonteVoA

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Responsabilização criminal de atos políticos?

    O diploma deverá ir a votação final esta quinta-feira (18.07) e criminaliza o vandalismo – algo que, à partida,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema