Quarta-feira, Fevereiro 21, 2024
16.5 C
Lisboa
More

    Recomendado aumento de escolas para formação de técnicos superiores e médios de saúde

    Ministro da Saúde, José Van Dunem (Foto: RNA)
    Ministro da Saúde, José Van Dunem (Foto: RNA)

    O aumento de mais escolas para formação de técnicos superiores e médios de saúde, de modo a se melhorar o atendimento médico à população, foi recomendado sábado pelos participantes no X Conselho Consultivo Alargado da Saúde no Huambo.

    Segundo o comunicado final do encontro, aberto quinta-feira pelo ministro da Saúde, José Van-Dúnem, é imprescindível a abertura a nível nacional de concursos públicos de ingressos ao sector da saúde para substituição dos funcionários falecidos, reformados, transferidos e desistentes para o aumento de recursos humanos e, consequentemente, estimula-los, através das carreiras de promoção.

    Os participantes solicitaram com a máxima urgência a contratação de mais médicos, enfermeiros e técnicos de saúde especializados para reforçarem as unidades sanitárias.

    Para eles, as administrações municipais, através do processo de municipalização dos serviços de saúde, devem apostar na formação e capacitação de agentes comunitários de saúde para redução da mortalidade materno-infantil nas localidades.

    Defenderam abertura de novas rubricas e o reforço das mesmas no parcelar financeiro do processo de municipalização dos serviços de saúde para aquisição de meios de transporte, equipamentos de processamento de dados, entre outros indispensáveis para o melhoramento sanitário.

    Decorrido sob o lema “humanização nos serviços de saúde: cuidar com dignidade e amor é um acto de cidadania, que traduz a importância de colocarmos as pessoas no centro da nossa actuação”, o evento contou com a participação de 350 delegados, entre chefes de repartições municipais, médicos, técnicos de enfermagem e parceiros do sector da Saúde no Huambo.

    Durante os três dias de trabalho, os participantes analisaram, entre outros temas, a gestão em saúde pública, tuberculose: resultados do programa nos últimos três anos, efectividade de morte materna, abordagem clínica sobre a Dengue, radiográfica do sector público da saúde nos últimos três anos e perspectivas da província do Huambo e os desafios do Ministério da Saúde: atenção primária de saúde.  (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Angola reafirma compromisso com Programa de Acção de Doha

    Angola reafirmou, esta segunda-feira, na sede das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, o seu compromisso com...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema