Segunda-feira, Julho 22, 2024
18.8 C
Lisboa
More

    Rebeldes mortos em ataque aéreo

    Um ataque de caças do Quénia matou pelo menos 60 rebeldes islamitas Shebab, no sul da Somália, no mais novo ataque aéreo sobre as posições rebeldes, disseram ontem autoridades militares.
    “As baixas provisórias são que a Al-Shebab perdeu 60 ou mais soldados em Garbahare e mais de 50 ficaram feridos”, disse o porta-voz militar queniano, coronel Cyrus Oguna, a repórteres.

    Ligados à Al-Qaeda, os rebeldes Shebab têm repetidamente desmentido relatórios quenianos sobre baixas do lado rebelde e não foi possível confirmar de forma independente as mortes.
    O Quénia enviou tropas para a fronteira com a Somália, em Outubro, para combater os militantes e estão a lutar ao lado da forças pró-governo da Somália.

    “Continuamos a abatê-los (Shebab) até que a sua coluna fique completamente quebrada… e vamos saborear esse momento”, acrescentou Oguna.
    Os combatentes da linha dura Shebab têm o controlo de grande parte do centro e do sul da Somália, mas estão a enfrentar uma pressão crescente das forças governamentais e dos exércitos regionais.
    Forças etíopes atravessaram a fronteira da Somália em Novembro e no mês passado lutaram ao lado das forças pró-governo para tomar o controlo de Beledweyne, na região central da Somália, de domínio dos rebeldes.

    O Quénia, disse, possui ligação com o exército etíope, uma vez que ambos enfrentam um inimigo comum, mas que as duas frentes permanecem separadas. Uma força de 10.000 soldados, composta de tropas do Uganda, Burundi e Djibuti tem defendido o frágil governo da Somália dos combatentes Shebab na capital, Mogadíscio.

    Fonte: Jornal de Angola

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Trump diz que Kamala Harris será mais fácil de derrotar do que Biden

    O candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, disse à CNN neste domingo que acha que será...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema