Segunda-feira, Maio 20, 2024
13.9 C
Lisboa
More

    Rebeldes aceitaram propostas africanas

    Rebeldes aceitaram propostas africanasOs rebeldes líbios aceitaram, no sábado, a oferta de diálogo sobre o futuro do país, sem o envolvimento do coronel Muammar Kadhafi, feita pelos países da União Africana. A proposta foi feita num comunicado divulgado no fim da cimeira da União Africana em Malabo.
    O Conselho Nacional de Transição disse que a iniciativa pode levar a um governo de transição sem a participação de Kadhafi. O comunicado da União Africana também pediu um cessar-fogo imediato na Líbia e subsequentes eleições democráticas.
    No sábado, forças pró e anti-governo continuaram a enfrentar-se nos arredores das montanhas de Nafusa, a Sudoeste de Tripoli, numa tentativa de dominarem as planícies desérticas da região e conseguirem o controlo de rotas de acesso importantes à capital.
    Segundo os rebeldes, as forças da Aliança Atlântica (OTAN) tinham bombardeado um ponto controlado pelas forças leais a Kadhafi com artilharia pesada.
    O líder líbio, Muammar Kadhafi, condenou de novo a campanha militar da Organização do Tratado do Atlântico Norte contra o país, afirmando que ela está votada ao fracasso e que o povo líbio acaba por triunfar. O guia líbio falava durante um discurso difundido pela televisão líbia, diante de uma multidão reunida no Largo Verde de Tripoli, para denunciar a guerra levada a cabo pela OTAN contra o seu país e reafirmar a sua disponibilidade de resistir. Kadhafi apelou aos países da OTAN para se retirarem “antes de sofrerem uma derrota”, ameaçando levar a batalha até à Europa. O líder líbio convidou os países do bloco atlântico a concordarem com o povo líbio organizado no seio de Congressos Populares de Base e de duas mil tribos.

    Fonte: Jornal de Angola

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema