Terça-feira, Maio 21, 2024
20.1 C
Lisboa
More

    Realizador chinês multado em quase um milhão de euros por ter mais do que um filho

    Zhang Yimou (tasteofcinema.com)
    Zhang Yimou (tasteofcinema.com)

    Um dos mais famosos cineastas chineses, Zhang Yimou, poderá ter de pagar uma multa de 7 milhões de yuan (cerca de 840.000 euros) por violação da política de controlo da natalidade.

    Em vez de um único filho, como era imposto até agora aos casais urbanos, Zhang Yimou e a mulher, Chen Ting, tiveram dois rapazes e uma rapariga, entre 2001 e 2006.

    O realizador, que tem também um filho de um anterior casamento, já apresentou «um pedido público de desculpa» e prometeu cooperar com as autoridades de Wuxi, a cidade onde a família vive, anunciou o China Daily, numa notícia com chamada de primeira página.

    «Errei e não culpo ninguém pelo que fiz. Cooperarei plenamente com as autoridades do Planeamento Familiar de Wuxi», disse Zhang Yimou numa entrevista à agência noticiosa oficial chinesa Xinhua, citada por aquele jornal.

    Zhang Yimou, 62 anos, autor de «Red Sorghum», «Raise the Red Lantern» e outros filmes de grande sucesso, dentro da China e em festivais internacionais, foi o encenador da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim, no verão de 2008.

    A restritiva política de “um casal, um filho” foi imposta no início da década de 1980 e segundo o Governo, impediu que, em vez de 1.350 milhões de habitantes, a China tivesse já ultrapassado os 1.700 milhões.

    A semana passada, a Assembleia Nacional Popular (parlamento) aprovou uma proposta do Governo para flexibilizar a política de “um casal, um filho”, cumprindo uma promessa da nova liderança do Partido Comunista Chinês.

    De acordo com a nova orientação, que começará a entrar em vigor a partir de 2014, os casais em que um dos cônjuges seja filho único poderão ter dois filhos. (tsf.pt)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Presidente da República recebe PCA da TotalEnergies, enquanto produção de petróleo em Angola cai para 1,083 milhões bd

    O Presidente da República, João Lourenço, recebeu, esta segunda-feira, em Luanda, o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema