As obras de reabilitação e ampliação do hospital municipal de Kalandula, a 85 quilómetros a norte da capital da província de Malange, vão ser retomadas em breve, anunciou a chefe local de Repartição da Saúde, Domingas Manuel.
O facto foi revelado durante a visita que a vice-governadora para o sector Político e Social, Alice Van-Dúnem, efectuou ao município de Kalandula.
A chefe de Repartição da Saúde, Domingas Manuel, explicou que a reabilitação do empreendimento compreende duas fases: a primeira prende-se com a reabilitação da antiga estrutura, onde funciona o hospital municipal, e a segunda consistirá na sua ampliação.
Com a conclusão das obras, acrescentou, o hospital vai dispor de mais camas e contribuirá para o melhoramento do atendimento, assistência médica e medicamentosa às populações da região.
O hospital municipal, cujas obras se encontravam paralisadas há dois anos, possui capacidade para 40 camas e recebe em média entre 20 a 30 doentes por dia. A unidade sanitária conta com os serviços de medicina materno-infantil, cirurgia, pediatria, banco de urgência e Programa Alargado de Vacinação, segundo a responsável.
A nova dependência do hospital vai ter uma capacidade para 20 camas e prestará serviços de radiologia, bloco operatório e banco de urgência, entre outros.
A chefe de Repartição da Saúde disse que o município possui uma rede sanitária composta por cinco centros e 14 postos de saúde, um hospital municipal e um centro materno-infantil, que se encontra em obras. Domingas Manuel revelou que o hospital funciona com apenas 36 enfermeiros, número que considerou irrisório face às necessidades do sector que dirige.
Para inverter o quadro, disse, é necessário o dobro do número de enfermeiros existentes na região.
O município de Kalandula possui uma população estimada em mais de 72 mil habitantes, sendo a agricultura a principal actividade da região.
Fonte: Jornal de Angola