Sábado, Julho 20, 2024
20.1 C
Lisboa
More

    Ramos-Horta convida João Lourenço a visitar Timor-Leste

    O Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, convidou hoje, segunda-feira, o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, a visitar Timor-Leste, no quadro do reforço da cooperação bilateral.

    A informação foi confirmada pelo Presidente Ramos-Horta, em Brasília, à saída de um encontro com o seu homólogo angolano, tendo adiantado que a visita deverá ocorrer “tão logo as missões diplomáticas acertem a data”.

    Os Presidentes João Lourenço e Ramos-Horta estão em Brasília, Brasil, onde testemunharam, no domingo, o acto de posse do novo Chefe de Estado, Lula da Silva.

    “Reuni-me com o Presidente de Angola, convidei-o a visitar Timor-Leste em data a ser a acordada, na primeira oportunidade que o Presidente tiver”, afirmou.

    Em declarações à imprensa, manifestou o desejo de dinamizar e expandir as relações diplomáticas, de consultas, concertação, bem como a busca de maior cooperação.

    Ramos-Horta considera Angola um país de grande inspiração e reconhece o apoio dado, desde o início, pela luta de libertação do seu país para a independência.

    “Pessoalmente, trabalhei muito de perto com o ministro das Relações Exteriores, embaixadores na Assembleia-Geral da ONU, em Bruxelas, na União Europeia, e recordamos sempre com muita gratidão o apoio que Angola nos deu, assim como outros países da CPLP e dos PALOP”, lembra o Chefe de Estado de Timor-Leste.

    Com Angola, em particular, diz que tem uma cooperação bilateral activa no quadro da CPLP.

    Timor quer quadros de Angola

    Para a vertente cultural e linguística, Ramos-Horta disse estarem interessados em expandir a cooperação, lamentando a pouca presença angolana em Timor-Leste.

    À semelhança da cooperação de recursos humanos mantida com Cabo Verde, Timor Leste quer abrir as portas para Angola, para colmatar as dificuldades em recursos humanos.

    “Outra área que se poderia ver, é o apoio de Angola na área de recursos humanos, com o envio de quadros angolanos nas áreas prioritárias do país”, manifestou.

    Como áreas prioritárias aponta a necessidade de quadros para a administração pública, no Justiça e para trocas de experiências na gestão de recursos não renováveis.

    Adesão à ASEAN

    Com a adesão de Timor-Leste à Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), prevista para este ano, para o Presidente Ramos-Horta abre-se também um caminho para Angola, na expansão do comércio.

    A ASEAN é um mercado conjunto, com 700 milhões de pessoas, com uma economia conjunta de quatro triliões de dólares, bem como um poder de compra de USD 200 milhões da classe média e alta, além da disponibilidade de um acordo de comércio livre com a Austrália, Nova Zelândia, China, Coreia e Japão.

    Caso o Timor-Leste entre, de acordo com as negociações que estão a ser feitas, Ramos-Horta disse que o seu país poderá ser uma grande plataforma para interesses comerciais de Angola na região do sudeste asiático.

    “É uma grande oportunidade para interesses económicos angolanos e de outros países da CPLP, como Portugal, Brasil”, considerou.

    Cooperação Angola /Timor Leste

    Em Junho de 2011, os dois países assinaram dois acordos de cooperação nos domínios da assistência técnica militar e dos petróleos.

    Na altura, Angola predispôs-se a prestar assistência técnica ao país asiático no domínio do petróleo e gás.

    Publicidade

    spot_img
    FonteANGOP

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Apagão global afeta companhias aéreas, bancos e hospitais

    Um dos maiores apagões cibernéticos registrados nos últimos anos afetou várias atividades nesta sexta-feira (19) em todo o planeta,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema