Sexta-feira, Abril 19, 2024
18.8 C
Lisboa
More

    Rali Dacar denunciado por danificar sítios arqueológicos do Chile

    (valparaisoexperience.com)
    (valparaisoexperience.com)

    O Colégio de Arqueólogos do Chile denunciou o dano que deixou em sítios arqueológicos do norte do país a passagem das máquinas que competem no rali Dacar-2014 e que pelo sexto ano consecutivo percorrerá o território chileno.

    “Mais de duzentos sítios foram danificados pela competição Rali Dacar e não somos nós quem dizemos, os documentos oficiais do próprio Estado do Chile o indicam”, informou um comunicado do Colégio de Arqueólogos, difundido neste fim de semana.

    Esta instituição e grupos ambientalistas vêm denunciando desde 2012 que a passagem dos mais de 400 motos, camiões, carros e quadriciclos que competem no Dacar, causou um dano irreparável em geoglifos e parte do Caminho do Inca, na passagem pelo norte do Chile, inclusive o deserto do Atacama.

    A Suprema Corte do Chile deu um duro revés a esta causa ambientalista, depois de repudiar um recurso de protecção apresentado pelo Colégio de Arqueólogos em Junho de 2013, que buscava proibir que o rali passasse pelo país este ano.

    O tribunal chileno avaliou que “o interesse directo e imediato na protecção da garantia que invocam não é demonstrável”.

    O Colégio de Arqueólogos rechaçou a decisão judicial e não descartou apelar a uma corte internacional.

    “Cada vez mais a jurisprudência tornou mais restritivo e mais no fundo exclusivo, quase inoperante, o recurso de protecção do meio ambiente”, disse Paola González, vice-presidente do Colégio de Arqueólogos.

    O Dacar começou em 5 de Janeiro em Rosário, Argentina, neste fim de semana continua em Bolívia e chegará ao Chile hoje segunda-feira. (afp.com)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Angola com dificuldades de recuperar ativos de São Vicente

    "No quadro do combate contra a corrupção e em relação à recuperação de ativos, ouvimos ontem as declarações...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema