Quinta-feira, Julho 18, 2024
29.7 C
Lisboa
More

    Quim Ribeiro no banco dos réus apartir de Fevereiro

    Fontes judiciais admitem que o antigo homem forte da Polícia Nacional em Luanda, Joaquim Ribeiro, deverá ser julgado a partir de 10 de Fevereiro.
    Não foi possível ao Novo Jornal confirmar esta informação junto dos advogados de defesa, em férias judiciais, mas fontes contactadas deram por certa a marcação do julgamento para a data acima referida.

    Trata-se, de resto, de uma data que coincide com as previsões apontadas em finais de Dezembro de 2011, pelo Procurador-Geral da República, João Maria de Sousa, quando afirmou que o ex-comandante da Polícia Nacional em Luanda vai a julgamento tão logo terminem as férias judiciais, no começo de 2012.

    O julgamento de Quim Ribeiro, preso desde Junho de 2011, por decisão do Supremo Tribunal Militar, acontece depois de o Plenário do Tribunal Constitucional ter considerado improcedente um recurso interposto pela defesa sobre uma alegada inconstitucionalidade, o que abriu as portas para o julgamento do mediático caso da justiça angolana.

    Quim Ribeiro é acusado de ser autor moral de dois crimes de violência contra um inferior hierárquico, de que resultaram mortes. Um dos quais tem a ver com a execução, em Outubro de 2010, do superintendente chefe Domingos Francisco João, que investigava o envolvimento de responsáveis da polícia que se apoderaram de volumes de dinheiros encontrados na residência de um funcionário do BNA.

    O crime é previsto e punível nos termos do nº 3 do artigo 19º em concurso real com os crimes de abuso no exercício do cargo e conduta indecorosa da Lei dos Crimes Militares.

    Fonte: Novo Jornal

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Ursula von der Leyen reeleita presidente da Comissão Europeia por larga maioria

    A reeleição estava envolta em incerteza e dependia de uma aritmética complicada entre os quatro partidos centristas. Ursula von der...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema