24 C
Loanda
Terça-feira, Outubro 8, 2024

Quénia proíbe importações de açúcar fora dos blocos comerciais da Comesa e da EAC

PARTILHAR

O Quénia impôs uma proibição às importações de açúcar fora do Mercado Comum para a África Oriental e Meridional (Comesa) e da Comunidade da África Oriental (EAC), dois blocos comerciais regionais, citando um aumento na produção local, anunciou o The East African.

O Secretário de Gabinete do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Pecuário, Andrew Karanja, disse numa declaração que a produção local de açúcar melhorou, com o país devendo produzir mais de 800.000 toneladas métricas este ano. Karanja disse que o governo, portanto, não estendeu a janela de importação de açúcar de países fora dos blocos comerciais Comesa e EAC.

Nos últimos quatro anos, o Quénia produziu cerca de 700.000 toneladas métricas de açúcar anualmente de 16 fábricas, com a produção atingindo o pico em torno de 800.000 toneladas métricas em 2022.

Karanja observou que 2023 foi um ano incomum, começando com uma seca severa que levou à redução da produção de açúcar, o que exigiu importações significativas para preencher a lacuna de fornecimento. Ele disse que o consumo médio anual de açúcar de mesa no Quénia é de cerca de 950.000 toneladas métricas, com o déficit coberto por importações dos países da Comesa e da EAC sob os protocolos comerciais existentes.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Comissão Europeia obtém apoio dos Estados-Membros da EU para impor tarifas até 45% sobre veículos elétricos chineses

A Comissão Europeia anunciou na sexta-feira que recebeu apoio suficiente dos Estados-Membros da UE para impor tarifas pesadas de...

O crescimento do emprego nos EUA supera todas as estimativas, deixando a Fed em alerta

O crescimento do emprego nos Estados Unidos em setembro superou todas as estimativas, a taxa de desemprego diminuiu inesperadamente...

Bolsas da China sobem no maior rali num só dia desde 2008 devido aos estímulos económicos do governo

As ações chinesas registaram os seus maiores ganhos diários em 16 anos na segunda-feira, com as ações domésticas A...

Principais empresas petrolíferas dos EUA revelam pagamentos maciços a governos estrangeiros

As três maiores empresas de exploração de energia dos EUA pagaram mais de 42 mil milhões de dólares a...
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema