Um ciclo de formação no domínio do manuseio de equipamentos está a ser dirigido, desde quinta-feira em Saurimo, a 40 jovens apurados, em concurso público, para trabalharem na Estação de Captação e Tratamento de Águas (ETA) situada sobre o rio Chicap.
O curso técnico, que decorre sob a égide do sector da Energia e Água da província, tem a duração prevista de três meses, e serve para dotar os formandos das bases da análise da qualidade da água e classificação dos aparelhos de vidro.
Ministrado por técnicos da empresa fiscalizadora de projectos “Afrifase”, o curso trata ainda de matérias relacionadas com a lavagem e armazenamento, procedimento operacional do gerador a diesel e diagrama de ligação/distribuição.
O vice-governador da província para a área técnica e infra-estruturas, António Teixeira, pediu o empenho dos formandos durante o curso, a fim de prestarem um trabalho que concorra para o melhoramento da vida das populações. Dados fornecidos pelo director provincial da Energia e Água, Tito Kassongo, indicam que a nova ETA/Lunda-Sul produz 2.500 metros cúbicos de água.