Terça-feira, Março 5, 2024
11.3 C
Lisboa
More

    Província do Uíge acolhe acto central do 4 de Fevereiro

    (citizengrave.blogspot.com)
    (citizengrave.blogspot.com)

    A Província do Uíge acolhe este ano o acto central das comemorações do 4 de Fevereiro, dia do início da Luta Armada de Libertação Nacional, que decorrerão sob o lema “Com o espírito de Fevereiro, trabalhemos para a estabilidade, crescimento e emprego”.

    Várias actividades estão a ser preparadas em todo o país para saudar condignamente a efeméride, com vista a destacar o exemplo dos Heróis do 4 de Fevereiro para as novas gerações, motivando-as a participar, de forma activa, no processo de criação de condições para a melhoria de vida da população e a consolidação do Estado Democrático e de Direito.

    De acordo com uma directiva do Ministério da Administração do Território a que a Angop teve acesso, as actividades inerentes as comemorações do 4 de Fevereiro deste ano serão realizadas entre os dias 27 de Janeiro e 10 de Fevereiro.

    Na madrugada do dia 4 de Fevereiro de 1961, grupos de nacionalistas angolanos vinculados ao MPLA, comandados por Paiva Domingos da Silva, Domingos Manuel Mateus e Imperial Santana, num total de cerca de 200 homens, armados com catanas, desencadearam uma série de acções na cidade de Luanda.

    Segundo algumas fontes, um desses grupos montou uma emboscada a uma patrulha da Polícia Militar, neutralizando os quatro soldados, tomando-lhes as armas e as munições, com o objectivo de libertar os presos políticos, assaltaram a Casa da Reclusão Militar.

    Outros alvos visados foram as cadeias da PIDE e da 7ª Esquadra da PSP, onde havia também presos políticos, assim como a ocupação da então Emissora Oficial de Angola, estação de rádio ao serviço da propaganda do Estado português.

    Esses actos marcaram o início da luta armada contra o regime fascista de Portugal, que rapidamente se generalizou por todo o país, com envolvimento de guerrilheiros do MPLA, UPA/FNLA e, a partir de 1966, da UNITA.

    A luta, que durou 14 anos, viria a culminar com a proclamação da Independência Nacional, em 11 de Novembro de 1975. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Emirados Árabes Unidos convocarão uma reunião sobre financiamento climático em preparação para a COP29

    Os Emirados Árabes Unidos reunirão representantes dos países e líderes de instituições financeiras globais numa reunião especial em junho,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema