O ministro dos Negócios Estrangeiros saudita afirmou que o protesto global pelo assassínio do jornalista Jamal Khashoggi tornou-se “histérico”, prometendo que a Arábia Saudita está determinada a levar os criminosos à justiça.
“Esta questão tornou-se bastante histérica”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros saudita, Adel al-Jubeir.
O ministro saudita lembrou que há as pessoas que já atribuem a culpa à Arábia Saudita antes mesmo de a investigação ser concluída.
Al-Jubeir fez estas declarações hoje ao responder a perguntas de jornalistas ocidentais num fórum sobre segurança no Bahrein.
O ministro saudita disse que a Arábia Saudita já deixou “muito claro que os criminosos serão responsabilizados”.
Jamal Khashoggi, jornalista e opositor saudita exilado nos Estados Unidos da América que escrevia para o Washington Post, foi assassinado em 02 de outubro, durante uma deslocação ao consulado para tratar de documentação relativa ao seu casamento com uma cidadã turca.
Depois de terem negado, inicialmente, a morte do jornalista, as autoridades sauditas, sob pressão internacional, avançaram várias versões antes de declararem na quinta-feira passada que, com base em informações fornecidas pela Turquia, os suspeitos do assassínio de Khashoggi tinham feito um ato “premeditado”, mas sem conhecimento do poder saudita. (Notícias ao Minuto)
por Lusa