Ao todo, sete mil efectivos do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros estão disponíveis em todo o país para socorrerem a população na época das chuvas, disse, à Angop, o porta-voz da corporação, Faustino Sebastião.
Além destes efectivos, afirmou, o corpo de Bombeiros conta com o apoio de parceiros.
A instituição, garantiu, que dispõe de meios de salvamento e com sinais de alerta e proibição instalados em vários rios.
O porta-voz dos Bombeiros Faustino Sebastião alertou para a importância durante a chuva de se evitarem descampados em locais altos e abertos, principalmente nas praias, campos de futebol e piscinas. Faustino Sebastião também lembrou que se devem evitar lugares perto de linhas de transmissão de energia, postes, cercas metálicas e pára-raios e que quando se está a conduzir os ocupantes da viatura devem permanecer no seu interior e nunca parar debaixo de árvores.
O porta-voz informou ainda que mesmo dentro de casa, que é um lugar considerado seguro, deve-se tomar alguns cuidados.
“Como desligar os aparelhos das tomadas quando não são usados, evitar tomar banho durante a tempestade e falar ao telefone.
Fonte: JA