Terça-feira, Julho 16, 2024
18.7 C
Lisboa
More

    Projectos de engenharia podem causar terramotos

    Acção humana pode causar ocorrências como a que se vê na imagem

    Não são somente as forças da natureza que provocam terramotos. Há mais de meio século que projectos de engenharia vêm provocando terramotos e a ocorrência é muito mais comum do que se pensa, afirma o professor e pesquisador do Observatório Terrestre Lamont-Doherty, de Nova Iorque, Leonardo Seeber.
    Alguns desses sismos, diz o pesquisador, geraram catástrofes, como o ocorrido em 1967, que esteve associado à construção da represa de Koyna, na Índia, comenta Seeber. “Sem dúvida, este e muitos outros terramotos foram desencadeados pela acção humana.”
    O investigador recorda que, normalmente, não é fácil diferenciá-los dos desastres naturais. “Os representantes das empresas responsáveis geralmente recusam-se a admitir a responsabilidade e dificultam a obtenção de dados que comprovem essas influências”, afirma.
    Até um pequeno aumento de pressão pode levar à ruptura de uma falha geológica, diz Seeber, e os seres humanos tendem a causar esse aumento de duas formas: alterando a pressão sobre a crosta terrestre, geralmente com a construção de lagos artificiais, que tornam a pressão maior, e com a exploração de pedreiras e campos petrolíferos, que a diminuem.
    O professo e pesquisador  Seeber diz que é improvável que o processo de fractura hidráulica, que usa um grande volume de água, areia e substâncias químicas para libertar gás natural de rochas compactas, desencadeie terramotos.

     

    Fonte: Jornal de Angola

    Fotografia: Dr

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Chegou a altura de verificar a realidade económica da Arábia Saudita?

    A Arábia Saudita enfrenta o momento mais precário de sua reinvenção económica. Oito anos depois que o atual príncipe...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema