Um projecto denominado “Médico dos sonhos” está a ser desenvolvido, há cerca de três meses, no Hospital Pediátrico de Luanda David Bernardino, com o objectivo de levar alegria às crianças internadas e em consultas externas.
O assistente social Hermenegildo de Castro disse tratar-se de um programa que vai ajudar a reduzir a dor e a pressão das crianças durante o tempo em que permanecem no estabelecimento hospitalar e ajudar a melhorar a sua auto-estima. O projecto surgiu há dois anos e tem o apoio da embaixada de Israel e da associação Arte e Cultura. Apesar de estar circunscrito a Luanda, deve estender-se a outras regiões do país.
Actores da Escola Horizonte Nzinga Mbandi integram o projecto e as actividades decorrem de segunda a quinta-feira. No grupo estão também dois palhaços médicos que animam as crianças, às segundas e terças-feiras.
Elisabete Afonso, de 12 anos, é uma das crianças internadas. Vítima de Falciformação, há três semanas que está hospitalizada e confessou ao Jornal de Angola que fica triste quando não se realiza a actividade que entretém as crianças doentes.
Quando os actores envolvidos no projecto não vão ao hospital, ela passa o tempo na sala de recreio, onde pinta e vê desenhos animados na televisão.
O doente Osvaldo Jacinto, de dez anos, internado por problemas cardíacos, também gosta mais dos dias em que há animação. A presença dos palhaços dá-lhe outra sensação e boa disposição, garantiu.