Terça-feira, Setembro 10, 2024
17.5 C
Lisboa
More

    Projecto “Luanda a sorrir” é lançado nesta sexta-feira

    O Ministério da Saúde (Minsa) e o Banco Espírito Santo Angola (Besa) lançam sexta-feira, na escola 3022 dos Coqueiros, em Luanda, o projecto “Luanda a Sorrir” dirigido a crianças em idade escolar.

    Em nota de imprensa enviada hoje à Angop, a organização avança que serão realizados rastreios gratuitos de saúde oral e acções de sensibilização sobre práticas diárias de prevenção.

    “No dia de apresentação do projecto “Luanda a Sorrir” será feito um rastreio de demonstração em cerca de 50 crianças, sendo que esta iniciativa contempla o universo de 500 crianças da escola 3022 e numa segunda fase será alargada para outras unidades de ensino do país”, lê-se no documento.

    Acrescenta que o diagnóstico será efectuado por uma equipa de especialistas da EscolaProfissional de Saúde, de Vila Nova de Gaia de Portugal, e o tratamento clínico será assegurado pelo Centro de Diagnóstico 4 de Fevereiro em Luanda.

    Paralelamente serão desenvolvidos planos de formação e transferência de know-how para os quadros angolanos, no âmbito do protocolo entre o Ministério da Saúde e a Escola Profissional de Saúde.

    O projecto “Luanda a Sorrir” é inovador por introduzir tecnologia digital no rastreio, através da utilização de um chip (câmara intra-oral) que regista e transmite para um computador as necessidades de intervenção, emitindo no final um diploma personalizado com o nome, fotografia e os resultados do rastreio de cada criança.

    Este projecto tem a particularidade de ser realizado em ambiente escolar, um meio social com que as crianças estão perfeitamente familiarizadas. Para além da intervenção não ser intrusiva, ela pode ser vista pelas crianças como uma experiência divertida, em comparação às idas convencionais ao dentista.

    A cerimónia de apresentação do projecto “Luanda a Sorrir” antecede as comemorações do “Dia da Criança Africana” e contará, entre outros, com a presença ao mais alto nível dos ministérios da Saúde e da Educação, bem como do Governo Provincial de Luanda, parceiro institucional deste projecto.

    FONTE: Angop

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Relatório Draghi sobre o futuro da competitividade da UE: diagnóstico económico correcto mas financeiramente inviável

    No seu relatório tão aguardado sobre a competitividade da União Europeia, Mario Draghi , ex-presidente do Banco Central...

    Artigos Relacionados

    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema