Terça-feira, Junho 25, 2024
18.3 C
Lisboa
More

    Projecto de relançamento da produção cafeícola no Aboim termina com êxito

    (DR)
    (DR)

    Amboim – O director do Instituto Nacional do Café, José Ferreira, manifestou-se segunda-feira, na cidade da Gabela, regozijado pelos resultados satisfatórios alcançados pelo projecto de relançamento da produção cafeícola no município do Amboim, província do Kwanza Sul.

    José Ferreira fez este pronunciamento durante a sua intervenção no workshop que marcou o encerramento do projecto experimental de reabilitação de fazendas cafeícolas abandonadas  em pequenas unidades de produção familiar, iniciado em 2007, com um financiamento  conjunto entre a Organização Internacional do Café (OIC), o Fundo Comum para os produtos de Base (CFC) e o Governo de Angola em cerca de oito milhões de dólares  norte-americanos.

    De acordo com o responsável, este projecto é caracterizado a nível da OIC e pelo CFC como um dos projectos mais bem sucedidos a nível de programas aplicados para o desenvolvimento agrícola e rural.

    Com o mesmo foi possível a constituição de 101 associações de produtores de café que formam uma união de 13 cooperativas com 4.917 membros.

    Segundo o director do INCA, em 2007, a produção de café na região do Amboim estimava-se em 529 toneladas, enquanto a previsão aponta para uma colheita de 2.050 toneladas para este ano. Foram constituídos 324 viveiros comunitários e produzidos mais de 13 milhões de mudas de cafeeiro.

    O objectivo geral do projecto foi de aumentar os rendimentos e o bem-estar das famílias produtoras e reassentadas através da reactivação da produção de café e do emprego da mão de força de trabalho no meio rural.

    José Ferreira acrescentou ainda que o projecto teve êxito graças a uma intervenção do Governo Provincial e o trabalho de supervisão e apoio técnico da OIC.

    Por seu turno, presente no acto, o economista chefe da OIC, o ivoiriense Denis Seudieu, disse ter constatado em visitas às associações locais, muita vontade dos cafeicultores em trabalhar e desenvolver a produção do café.

    “É um projecto-piloto. Nós devemos aprender quais foram os nossos sucessos e disseminar os sucessos que tenham existido para outras localidades. Temos de identificar também as nossas limitações e melhorá-las” – frisou.

    Encorajou as autoridades locais no sentido de apoiar as associações e cooperativas com vista a tornarem-se em organizações de negócios como a melhor forma de desenvolver a sua produção e rentabiliza-la.

    Participaram no workshop lideres das cooperativas produtoras do café, responsáveis dos institutos do café, membros do governo local, entre outras individualidades. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TPI emite mandados de prisão contra comandante do Estado-Maior e ex-ministro russo

    O Tribunal Penal Internacional (TPI) anunciou nesta terça-feira (25) que emitiu mandados de detenção contra o comandante do Estado-Maior...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema