No quadro do programa do Executivo de fomento da pesca continental, as associações de pescadores da província do Huambo capturaram um total de 56 toneladas de peixe, durante os dois primeiros trimestres do ano.
O chefe do Departamento Provincial da Pesca Continental do Huambo, Anáz Vidro, assegurou na quinta-feira, ao Jornal de Angola, que o programa de fomento da pesca continental foi feito em função do que foi perspectivado pelas estruturas de direito, tendo sido capturadas diversas espécies do pescado, que vão melhorar a dieta alimentar da população.
Para o fomento da pesca artesanal, referiu, o governo do Huambo, em colaboração com o Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, distribuíram aos pescadores, entre Dezembro e Abril, 52 embarcações motorizadas e a remos, o que contribuiu para o aumento dos níveis de captura de pescado.
O Departamento de Pesca Continental do Huambo tem registados 31 grupos de pescadores que habitam nas zonas ribeirinhas dos rios Cuando, Cunene, Kunhongama, entre outros.
Fonte: Jornal de Angola