Luanda – As repúblicas de Angola e da China assinaram hoje (terça-feira), em Luanda, um Memorando de Entendimento para o reforço da cooperação entre as procuradorias-gerais dos dois estados.
Foram signatários do acordo, o Procurador-Geral da República, João Maria de Sousa, e o Procurador-Geral da Suprema Procuradoria Popular da República da China, Cao Jianming.
O memorando visa, fundamentalmente, a troca de informações (revistas e livros jurídicos para o aprofundamento dos sistemas jurídicos dos dois países), visitas mútuas, bem como a intensificação da cooperação especialmente no âmbito da luta contra a corrupção.
Na ocasião, o Procurador-Geral da República, João Maria de Sousa, disse haver uma particularidade de estarem a viver temporariamente em Angola muitos cidadãos chineses, “daí o interesse das nossas instituições aprofundarem conhecimentos sobre determinadas práticas e encontrarem-se soluções conjuntas com base nas leis dos dois países”.
No âmbito do objecto deste memorando, acrescentou que a China tem potencialidades para dar formação aos quadros angolanos em vários domínios, nomeadamente no que diz respeito ao combate à criminalidade cibernética, económica e transmissão de tecnologia diversa e aplicável à investigação criminal.
Já o Procurador-Geral da Suprema Procuradoria Popular da República da China, Cao Jianming, espera que a rubrica deste memorando abra uma nova página de cooperação entre as instituições dos dois países.
Precisou que os dois estados têm relações muito íntimas no âmbito político, económico e diplomático, sendo que o seu país presta muita atenção à cooperação com Angola e na protecção jurídica dos cidadãos de ambos os países.
Fonte: Angop