Terça-feira, Março 5, 2024
11.3 C
Lisboa
More

    Cabo Verde: Primeiro ministro recebe sindicatos

    (rtc.cv)
    (rtc.cv)

    O primeiro ministro, José Maria Neves, recebe hoje em audiência as duas centrais sindicais, UNTC-CS e a CCSL, e ainda a Associação de Jovens Empresários – AJEC.

    Os encontros acontecem no quadro de concertação social. José Maria Neves quer  promover entendimentos com os parceiros sociais sobre aspectos importantes da vida económica do país.

    A problemática do emprego, a revisão do código laboral e o regime especial das micro e pequenas empresas, são os temas da conversa entre o primeiro ministro com os sindicalistas.

    Uma abertura para o diálogo vista como sendo positiva tanto pelo presidente associação de Jovens Empresários – AJEC, como pelo secretário-geral da Confederação Cabo-verdiana dos Sindicatos Livres – CCSL.

    Relativamente a problemática do emprego – desemprego, o presidente da AJEC, Paulino Dias, considera que o desemprego em Cabo Verde não é apenas um problema económico mas também moral que urge resolver. Para isso, o economista pensa que é necessário criar condições para o sector privado poder crescer e ter capacidade de absorver a mão-de-obra disponível.

    O Presidente da CCSL, José Manuel Vaz, também considera o desemprego de 16,8% preocupante e diz que é fruto das más políticas deste governo.

    Quanto a revisão do código laboral Paulino Dias volta a frisar que não é uma dicotomia entre empresários e trabalhadores mas uma necessidade de se tornar o mercado laboral mais eficiente.

    Para presidente da CCSL isto é uma falsa questão. Manuel Vaz afirma que a melhoria da competitividade do mercado deve ser feita via reformas fiscais.

    O Presidente da AJEC e o presidente da CCSL também têm opinião contrária quanto ao regime especial das micro e pequenas empresas, uma iniciativa do governo. Paulino Dias acredita que o diploma vai reduzir o custo e facilitar a normalização das empresas informais, já Manuel Vaz diz que o diploma representa um passo atrás, já que se deveria andar no sentido de uniformização da legislação laboral. (rtc.cv)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Emirados Árabes Unidos convocarão uma reunião sobre financiamento climático em preparação para a COP29

    Os Emirados Árabes Unidos reunirão representantes dos países e líderes de instituições financeiras globais numa reunião especial em junho,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema