Sexta-feira, Dezembro 1, 2023
10.9 C
Lisboa
More

    Primeiro-Ministro norueguês enaltece esforços do Presidente angolano

    O Primeiro-Ministro norueguês, Jonas Gahr Stor, enalteceu os esforços do Chefe de Estado angolano, João Lourenço, na procura de soluções para a pacificação dos conflitos latentes na Região dos Grandes Lagos.

    Ao falar em conferência de imprensa, após um encontro privado com o Estadista angolano, o Primeiro-Ministro norueguês, Jonas Gahr Store, reconheceu as capacidades da diplomacia angolana que tudo tem feito para pôr fim aos conflitos políticos e militares na zona da África Central.

    “As reflexões que tenho é de que o Presidente angolano tem uma grande influência e importância no processo de pacificação na região”, afirmou Jonas Gahr Store durante a conferência de imprensa conjunta.

    Cooperação

    Relativamente à cooperação bilateral entre os dois países, o chefe do Governo norueguês considerou Angola importante parceiro do seu país em África.

    Quanto às reformas políticas e económicas levadas a cabo pelo Executivo angolano, Jonas Store disse que tornam o país mais aberto e transparente, o que faz com que as relações caminhem para um bom desenvolvimento.

    Aos jornalistas acrescentou que as relações entre Angola e a Noruega têm como ponto de referência o sector energético e gestão dos oceanos, mas que existem também outras áreas de interesse comum.

    “A nossa meta é atingir um crescimento social e económico e cumprir com o acordo de Paris (França) para salvar o planta terra”, destacou.

    Lembrou que os dois países têm mantido consultas bilaterais regulares, renovando os programas de cooperação dentro das possibilidades.

    A cooperação bilateral entre Angola e a Noruega ganhou corpo principalmente nos domínios político-diplomático e económico-comercial.

    No plano político, os dois países estão ligados por 45 anos de relações diplomáticas que datam dos primórdios da independência de Angola, alcançada a 11 de Novembro de 1975, o que coloca a Noruega entre os primeiros países do Ocidente a reconhecer a sua soberania.

    Depois do estabelecimento das relações diplomáticas, em 1977, a Noruega está fisicamente representada em Luanda, há 25 anos, com uma embaixada que também responde pelos interesses noruegueses, em São Tomé e Príncipe.

    ANGOP

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    São Tomé e Príncipe organiza quinto recenseamento até 2025

    Para este quinto recenseamento, foram introduzidas algumas inovações sobretudo na vertente na actualização de dados censitários. Cerca de 600...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema