Quinta-feira, Julho 18, 2024
29.7 C
Lisboa
More

    Primeiro dia de luto nacional na Guiné-Bissau

    Primeiro dia de luto nacional pela morte do Presidente Malam Bacai Sanhá. Pesar e apreensões quanto ao futuro dominam os sentimentos dos guineenses e da comunidade internacional que continua a reagir. O Ministro guineense dos Negócios Estrangeiros já se encontra em Paris para preparar a transladação do corpo.

    À capital francesa já chegou o chefe da diplomacia guineense, Mamadou Djaló Pires. O governante tem como função a preparação da trasladaçao dos restos mortais do Presidente Malam Bacai Sanhà para a Guiné.

    Até ao momento este processo não tem data marcada, mas deve acontecer ainda esta semana, tal como afirmou o Ministro guineense dos Negócios Estrangeiros, Mamadou Djaló Pires.

    Entretanto no terreno, em Bissau, as exéquias do chefe de Estado estão a ser preparadas pela Ministra da Presidência do Conselho de Ministros, Adiato Nandigna. À capital guineense não param de chegar mensagens de condolências.

    Em Paris, são muitos os guineenses que fazem questão em marcar presença no hotel onde está alojada a delegação presidencial. Visam testemunhar a sua solidariedade e pedem uma cerimónia de homenagem a Malam Bacai Sanhá, antes da transladação dos seus restos mortais para Bissau.

    A constituição guineense prevê um prazo de 60 dias para a realização de eleições. Até lá, Raimundo Pereira, Presidente da Assembleia Nacional Popular, assume a Presidência interina. Facto que é rejeitado pelos 15 partidos reunidos no Colectivo de Partidos da Oposição Democrática.

    Luís Vaz Martins, presidente da Liga Guineense de Direitos Humanos, em entrevista a Liliana Henriques, refere que se as eleições presidenciais não se realizarem dentro de 60 dias como estipulado pela constituição, terá que haver um consenso político para uma outra data. Por outro lado, Luís Vaz Martins apela os guineenses à paz e unidade, neste momento de dor e consternação.

     

    Fonte: RFI

    Foto: Reuters / Morteza Nikoubazl

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Ursula von der Leyen reeleita presidente da Comissão Europeia por larga maioria

    A reeleição estava envolta em incerteza e dependia de uma aritmética complicada entre os quatro partidos centristas. Ursula von der...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema