Terça-feira, Março 5, 2024
10.7 C
Lisboa
More

    Prestadores de saúde na prevenção da demência em idosos

    Hernando Agudelo (à esq.) em 13 de Março por ocasião da apresentação de cartas credenciais (Foto: RNA)
    Hernando Agudelo (à esq.) em 13 de Março por ocasião da apresentação de cartas credenciais (Foto: RNA)

    O representante da Organização Mundial da Saúde em Angola , Hernando Agudelo, exortou hoje, em Luanda, à sociedade a ajudar a prevenir a demência, a depressão e a ansiedade nas pessoas idosas, promovendo-as um estilo de vida mais saudável.

    A exortação foi feita durante o encerramento da Mesa redonda sobre o lema “Saude Mental para Ti”.

    Para si,  nesta iniciativa de mudança de vida deve incluir  uma alimentação equilibrada, actividade física adequada, gestão do  stress e evitar o uso nocivo do álcool e o abuso de substâncias, sem esquecer  da importância de se dispor de unidades adequadas de tratamento e de prestação de cuidados.

    Lançou ainda um apelo ao Executivo, instituições de investigação, sociedade civil e parceiros do desenvolvimento para que reforcem o seu compromisso para com a saúde mental; melhorando a afectação de recursos e reforçando a capacidade de diagnóstico e de tratamento de todas as formas de problemas de saúde mental.

    “Incentivam-se os governos e os parceiros a trabalharem em prol das iniciativas de redução da pobreza que possam beneficiar as pessoas idosas e outros grupos vulneráveis”, acrescentou.

    Garantiu que em colaboração com outros parceiros do desenvolvimento, a Organização Mundial da Saúde(OMS) vai continuar a prestar apoio aos países para atender às necessidades de saúde mental dos adultos mais velhos. Como se costuma dizer, “ A boa saúde acrescenta anos à vida” e “Não há saúde sem saúde mental”.

    O Dia Mundial da Saúde Mental é celebrado a 10 de Outubro. Este dia visa chamar a atenção pública para a questão da saúde mental global e identificá-la como uma causa comum a todos os povos, para além de limites nacionais, culturais, políticos ou socioeconómicos.

    A Organização Mundial da Saúde considera a saúde mental como um problema de saúde publica e uma das prioridades. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Emirados Árabes Unidos convocarão uma reunião sobre financiamento climático em preparação para a COP29

    Os Emirados Árabes Unidos reunirão representantes dos países e líderes de instituições financeiras globais numa reunião especial em junho,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema