Um empreendimento da rede comercial – Presild, designado Nosso Centro, com 96 lojas comerciais e de prestação de serviços públicos diversos, foi inaugurado ontem (quinta-feira), em Luanda, na zona do Gamek, distrito da Samba, pela ministra do Comércio, Maria Idalina valente.
O estabelecimento, construído com fundos públicos, vai além do comércio, prestar diversos serviços públicos como registo criminal, realização de casamentos, emissão de bilhetes de identidade, serviços ligados ao Guiché Único de Empresa e do cartório notarial.O empreendimento inclui também, no seu pacote de serviços, restaurantes e uma rodovia que vai permitir o transporte de pessoas e bens para a região sul do país.
Com a inauguração daquela infra-estrutura, cuja construção durou dois anos, foram criados 638 empregos directos para jovens.
Na ocasião, a ministra do Comércio disse que a criação do estabelecimento naquela zona, habitada por pouco mais de 400 mil pessoas, visa aproximar um conjunto de serviços aos cidadãos, ajudar a descentralizar o comércio e serviços públicos, modernizar as actividades comerciais e de prestação de serviços.
Envolver micro e médios empreendedores, criar espaços de lazer, sobretudo para a juventude, facilitar a convivência e elevar a qualidade de vida das populações, favorecer o desenvolvimento da municipalidade, transformando-se em mais um pólo de desenvolvimento urbano da cidade de Luanda, constituem outros objectivos do empreendimento.
Fonte: TPA