Terça-feira, Março 5, 2024
15 C
Lisboa
More

    Presidente suspenso do STJ fica até novas eleições

    José Pedro Sambu anunciou hoje que se mantém no cargo por não reconhecer a deliberação do Conselho Superior da Magistratura Judicial que o suspendeu de funções.

    Em comunicado, a que a agência Lusa teve acesso, Pedro Sambu cita vários artigos dos estatutos dos magistrados judiciais do país para qualificar o que diz ser “manifesta usurpação de competências” por parte do vice-presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Lima António André, às suas funções.

    O magistrado é também presidente do Conselho Superior da Magistratura Judicial, cargo de que também foi suspenso por deliberação tomada numa sessão plenária, a 19 de outubro, sob a presidência do juiz Lima André, que acabou por ser indicado para o substituir no STJ e no órgão dos magistrados.

    A deliberação suspende o juiz José Pedro Sambu dos dois cargos por alegada interferência num processo judicial que estava sob alçada de um outro juiz e determina a abertura de um processo disciplinar em que também é acusado de obstrução de execução de uma decisão judicial.

    Iniciativa “conspiradora e intolerável”

    O presidente do STJ guineense afirmou que a “suposta reunião” do Conselho Superior da Magistratura presidida por Lima André “não existiu” por falta de quórum e ainda observa que aquele dirigente não tinha poderes por si delegados para o efeito, conforme os estatutos dos magistrados judiciais do país.

    O vice-presidente do STJ “assumiu, em manifesta usurpação de competência do presidente”, a iniciativa “conspiradora e intolerável” de presidir a reunião plenária, refere ainda o comunicado do gabinete de José Pedro Sambu.

    O dirigente lembra que foi eleito para um mandato de quatro anos, o qual vai cumprir até novas eleições no órgão, e que é o “único e legítimo” presidente do STJ guineense, pelo que “tranquiliza” a opinião pública nacional e internacional, realça o comunicado.

    Publicidade

    spot_img
    FonteDW

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Emirados Árabes Unidos convocarão uma reunião sobre financiamento climático em preparação para a COP29

    Os Emirados Árabes Unidos reunirão representantes dos países e líderes de instituições financeiras globais numa reunião especial em junho,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema