Sábado, Maio 25, 2024
13 C
Lisboa
More

    Presidente moçambicano diz que continente não deve ser “complacente” com golpes de estado

    O Presidente moçambicano, Armando Guebuza, repudiou hoje em Adis Abeba o recurso a golpes de estado para a mudança de poder em África, exortando a União Africana (UA) a não “ser complacente” com este tipo de atos.

    Discursando na XVIII Sessão Ordinária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da UA no debate sobre Paz e Segurança no Continente, Armando Guebuza declarou que a organização deve ser firme na condenação do recurso à força para a ascensão ao poder.

    “Falámos dos golpes de estado no Mali e na Guiné-Bissau. Estes fenómenos não são novos e para a sua abordagem existem instrumentos legais que unanimemente adotámos. Por isso, não podemos ser complacentes com estes fenómenos”, realçou o chefe de Estado moçambicano.

    Armando Guebuza descreveu a situação que se vive na RDCongo e no Mali, alvos de rebeliões internas, como constituindo atentados à integridade territorial destes países, apelando às Nações Unidas e à Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) para ajudarem no estabelecimento da paz.

    “Apelamos à CEDEAO e às Nações Unidas para continuarem empenhados na busca da paz, tendo em mente o respeito pela preservação da integridade territorial dos estados membros da União Africana”, enfatizou o Presidente moçambicano.

    A instabilidade que se verifica naqueles países, assinalou Armando Guebuza, é um recuo nos esforços do continente de promover a paz e a segurança em África.

    “Enquanto nos congratulamos com a entrada em vigor da Carta Africana sobre Democracia, Eleições e Governação, bem como dos progressos continentais no que tange à redução das guerras e do espectro de conflitos, somos surpreendidos com o ressurgimento de fenómenos que o continente já havia enterrado”, ressalvou o chefe de Estado moçambicano.

    FONTE: Lusa

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Como é que Itália vê a abertura de Ursula von der Leyen para cooperar com Meloni?

    Meios de comunicação social italianos descrevem a declaração da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, como ousada,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema