Segunda-feira, Maio 20, 2024
13.9 C
Lisboa
More

    Presidente Medvedev recusa luta com Putin

    O Presidente russo, Dmitri Medvedev, não nega que gostava de fazer um segundo mandato, mas recusa uma luta pela Presidência com o seu antecessor e hoje primeiro-ministro, Vladimir Putin.
    Em entrevista ao Financial Times, Medvedev disse que se cumprisse o seu desejo, introduzia um sistema político mais competitivo, algo essencial, segundo ele, para modernizar a economia do país.
    “A concorrência política é necessária para o desenvolvimento económico”, afirma o Presidente russo, segundo o qual é preciso eliminar certos elementos da democracia “dirigida” e de um sistema económico dominado pelo Estado.
    Medvedev insiste que, apesar de sinais de desacordo com Putin, “seria totalmente inadequado afirmar que há um distanciamento crescente” entre ops dois políticos. Segundo Medvedev, é “difícil imaginar” ele e Putin na corrida à Presidência.
    “Vadimir Putin é meu colega e um velho amigo, representamos em boa medida a mesma força política. E portanto, se nos confrontássemos, era prejudicial para as tarefas e para os objectivos que temos pela frente”, explica.
    Medvedev é contra um sistema de “capitalismo autoritário” e disse que “em alguns países existe uma coexistência bem-sucedida entre economia de mercado e limitada competição política. Mas isso não é para nós”.
    Segundo o Financial Times, apesar de negar diferenças com Putin, Medvedev posiciona-se como um enérgico crítico do capitalismo de Estado que marcou a Presidência de seu antecessor e diz estar de acordo com a auto-regulações da economia, embora reconheça que os maiores obstáculos para a aplicação da sua política estão na mentalidade dos burocratas.

    “O nosso principal inimigo está em nós mesmos. Por diversas razões, o povo deste país depositou sempre as suas esperanças num czar favorável, no Estado, em Stalin, nos seus dirigentes, mas não nele próprio”, diz Medvedev, segundo o qual não se muda essa mentalidade só assinando decretos. Outra diferença com Putin é a política, escreve o jornal, pois enquanto a Rússia desenvolveu um sistema de “democracia dirigida”, Medvedev defende uma forma de fazer política mais competitiva e descentralizada.
    A terceira diferença entre ambos parece ser ideológica, comenta o jornal: Putin é um produto do sistema soviético quanto à mentalidade e reflexos políticos, mas Medvedev tinha 26 anos quando a União Soviética se afundou e passou a maior parte da sua vida no mundo pós-soviético.

    Fonte: Jornal de Angola

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema