Sábado, Junho 15, 2024
16.1 C
Lisboa
More

    Presidente José Eduardo dos Santos escreveu a Teodoro Obiang Nguema

    O Vice-Presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos, entregou, na sexta-feira à noite, em Malabo, uma mensagem de felicitações do Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, ao seu homólogo da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema Mbasongo, pelo facto de ter acolhido com sucesso a 17.ª cimeira ordinária da União Africana.
    Durante a audiência, os interlocutores passaram em revista as relações entre os dois países que, segundo revelou à imprensa Fernando da Piedade, “são amigáveis e têm uma boa cooperação”.
    Ainda assim, o Vice-Presidente da República defendeu o reforço da cooperação. “Fizemos uma informação sobre a evolução da situação política, económica e social do nosso país e, também, ouvimos sobre o que se passa na Guiné Equatorial”, disse o Vice-Presidente.
    Fernando Dias dos Santos disse ainda ter aproveitado a audiência para felicitar pessoalmente o Presidente Teodoro Obiang Nguema pela construção de uma nova cidade – a Cidade da União Africana – e pelo sucesso na organização da cimeira da organização.
    “Viemos aqui fazer um reconhecimento pelo trabalho que os equato-guineenses estão a fazer. Todos nós vimos e constatamos que, para projectar obras desta natureza, é preciso ser futurista, ver pelo menos 10 anos pela frente”, sublinhou o Vice-Presidente da República, para quem são obras deste tipo desenvolvem o continente.
    Fernando da Piedade Dias dos Santos regressou ao princípio da tarde de ontem ao país.

    Cidade da União Africana

    “Sipopo”, assim se chama a nova cidade que, em cerca de dois anos e meio, nasceu na capital equato-guineense, Malabo. Erguida a poucos metros do mar, Sipopo transformou-se no cartão de visita de Malabo. Até mesmo os Chefes de Estado da União Africana que estiveram reunidos nesta nova cidade reconheceram a beleza e a imponência das suas estruturas. Pelo facto de ter sido inaugurada na véspera da realização da 17.ª cimeira de Chefes de Estado e de Governo da União Africana e de albergar os encontros desta magna reunião, as autoridades baptizaram-na “Cidade da União Africana”.
    Sipopo começa já a rivalizar com a velha cidade de Malabo, devido à imponência das suas infra-estruturas, a maior parte delas construídas com o concurso de laboriosos chineses. Destaca-se o Centro de Conferências, inaugurado em Maio do ano em curso, que serviu de palco para as discussões da cimeira. Foram ainda construídos um hotel, um palácio, com a arquitectura mais moderna, um complexo de atracção turística, um hospital, o “La Paz de Sipopo”, e outros edifícios, com suites presidenciais postas à disposição dos Chefes de Estado, durante a cimeira da União Africana.
    É este o pequeno retrato que se pode fazer de Sipopo, cujas infra-estruturas vêm aumentar as potencialidades da sempre verde e aprazível cidade de Malabo, hoje capital da Ilha de Bioko e de toda a República da Guiné Equatorial.

    in JA

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Número de falências na Alemanha dispara

    No primeiro trimestre de 2024, 5.209 empresas declararam falência na Alemanha, segundo o Departamento Federal de Estatísticas (Destatis) –...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema