Terça-feira, Junho 25, 2024
18.3 C
Lisboa
More

    Presidente José Eduardo discursa na abertura da Cimeira da CGG

    (D.R)
    (D.R)
    O programa de abertura da 3ª Cimeira Ordinária dos Chefes de Estados e de Governos da Comissão do Golfo da Guiné, que inicia no princípio da manha de hoje, sábado, em Malabo, Guiné-Equatorial, será marcado com vários discursos, dentre eles o do chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, na qualidade de presidente em exercício deste órgão regional de África.

    De acordo com a agenda, o presidente da Guiné-Equatorial, Obiang Nguema, o secretário da comissão executiva da Comissão do Golfo da Guiné, Miguel Trovoada, e outros dirigentes vão discursar na cerimónia .

    Estão presentes neste evento da Comissão do Golfo da Guiné, fundada em 1999, líderes ou seus representantes de Angola, Congo Democrático, República do Congo, Nigéria, São Tomé e Príncipe, Gabão, Camarões e Guiné Equatorial.

    A agenda de trabalhos dos estadistas da região do Golfo da Guiné ou seus representantes prevê analisar e adoptar o relatório das actividades do secretariado executivo de 2009-2013, o relatório do presidente em exercício, o mecanismo de defesa e segurança do Golfo da Guiné .

    O estado das contribuições e dos atrasados dos estados membros, o protocolo adicional do tratado instruindo a Comissão do Golfo da Guiné relativo ao mecanismo apropriado, bem como a determinação dos aspectos para privilegiar os objectivos da comissão são aspectos em abordagem.

    Questões ligadas à reestruturação do secretariado executivo e revisão dos textos orgânicos, a designação dos mandatos dos membros do secretariado executivo, a autenticação dos textos e adopção das resoluções, bem como o regulamento interno da conferência dos chefes de estados e de governo são, dentre outros, assuntos agendados.

    Neste encontro de cúpula dos chefes de estado e governo, o Presidente José Eduardo dos Santos, na qualidade de presidente em exercício da Comissão do Golfo da Guiné, passará o testemunho ao líder equatoriano, Teodora Obiang Ngeuma, para conduzir os destinos da organização. Angola assumiu a presidência em 2008.

    Fazem parte da delegação angolana, que participa no encontro antecipado preparatório dos chefes de estado e governos da CGG, os ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, da Defesa Nacional, Cândido Van-Dúnem, e do Interior, Ângelo Tavares, o secretário de Estado das Finanças para o Tesouro, Leonel Silva, o embaixador de Angola na Guiné Equatorial, Armando Cadete, bem como altos funcionários dos departamentos governamentais referenciados.

    O Golfo da Guiné compreende a zona da costa atlântica da África Central e Ocidental e estende-se para o norte, para além dos limites territoriais dos Estados membros da CGG.

    (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TPI emite mandados de prisão contra comandante do Estado-Maior e ex-ministro russo

    O Tribunal Penal Internacional (TPI) anunciou nesta terça-feira (25) que emitiu mandados de detenção contra o comandante do Estado-Maior...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema