Quarta-feira, Fevereiro 21, 2024
16.5 C
Lisboa
More

    Presidente iraniano elogia abordagem ‘positiva’ de Obama

    (Foto: samaa.tv)
    (Foto: samaa.tv)

    O presidente iraniano recém-eleito, Hassan Rohani, elogiou ontem seu homólogo Barack Obama por adoptar uma abordagem “positiva” na troca de correspondências.

    “Do meu ponto de vista, o tom da carta foi positivo e construtivo”, disse Rohani à NBC News, antes da visita que fará à Assembleia Geral em Nova York.

    “Podem ser passos pequenos e subtis para um futuro muito importante”, declarou Rohani, de acordo com a página da emissora na Internet.

    “Eu acho que os líderes em todos países podem pensar em seu interesse nacional, e eles não devem estar sob a influência de grupos de pressão. Eu espero testemunhar essa atmosfera no futuro”, afirmou o presidente iraniano.

    A NBC News indicou que Rohani também se havia comprometido a não desenvolver armas nucleares.

    Considerado um moderado no estado clerical iraniano, Rohani chegou ao poder nas eleições de Junho passado, prometendo trabalhar para recuperar a fragilizada economia doméstica e diminuir as tensões com o Ocidente.

    Os Estados Unidos lideraram a aplicação de duras sanções que afectaram a economia iraniana, diante da preocupação dos países ocidentais e de Israel com o desenvolvimento de armas nucleares nesse país. O Irão insiste em que seu programa de urânio tem apenas uso civil.

    Nesse contexto, Rohani vai ser analisado por lideranças internacionais quando for a Nova York na próxima semana para discursar na Assembleia Geral da ONU.

    Obama comprometeu-se a dar uma chance à diplomacia no caso iraniano e revelou, há alguns dias, sua troca de correspondência com Rohani.

    A Casa Branca tem procurado minimizar a expectativa de que um encontro histórico entre ambos os líderes possa acontecer em Nova York.

    “Há uma oportunidade aqui para a diplomacia”, afirmou Obama, em entrevista na terça-feira ao canal de expressão hispânica Telemundo.

    “Eu espero que os iranianos aproveitem isso. Há indícios de que Rohani, o novo presidente, é alguém que está à procura de um diálogo aberto com o Ocidente e com os Estados Unidos – de um jeito que não vimos no passado. E devemos por isso à prova”, afirmou Obama na mesma entrevista.

    No mínimo, Rohani tem certeza de que projectará uma imagem diferente na ONU da do seu antecessor, Mahmud Ahmadinejad, conhecido por suas denúncias contra Israel e por questionar a ocorrência do Holocausto.

    O primeiro-ministro israelita, Benyamin Netanyahu, descreveu Rohani com um “lobo em pele de cordeiro” e ameaçou lançar uma acção militar no futuro para evitar uma bomba nuclear iraniana. (afp.com)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Angola reafirma compromisso com Programa de Acção de Doha

    Angola reafirmou, esta segunda-feira, na sede das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, o seu compromisso com...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema