François Hollande alertou os gregos sobre uma possível expulsão da zona do euro caso o país não respeite os engajamentos de ajustes orçamentários necessários para continuar recebendo ajuda da União Europeia e do FMI. A declaração do presidente francês foi feita quatro dias antes das eleições legislativas na Grécia, que tenta sair da crise política e económica.
A declaração de François Hollande foi feita durante uma entrevista concedida à televisão grega Mega Channel. “Devo preveni-los que se sentirmos que os gregos querem se afastar das promessas feitas, e abandonar as perspectivas de estabilização, alguns países europeus vão preferir eliminar a presença da Grécia na zona do euro”, disse o presidente francês.
Hollande afirmou que espera que os gregos continuem fazendo parte do grupo que adota a moeda única, e que fará tudo para que Atenas consiga, da parte da União Europeia, os fundos necessários para tentar sair da crise. “Mas o abandono do plano de rigor será visto por muitos dos membros da zona do euro como uma ruptura”, ponderou.
A entrevista do líder francês vai ao ar quatro dias antes das eleições legislativas gregas. O país deve tentar mais uma vez renovar seu Parlamento, após um primeiro pleito marcado por um voto contrário às medidas de rigor impostas pela União Europeia e pelo Fundo Monetário Internacional para que Atenas continue recebendo a ajuda financeira.
Fonte: RFI